[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – tem se esforçado para executar da forma mais ágil possível o recolhimento de entulhos descartados indiscriminadamente pela população em vias públicas. Para tanto, uma programação semanal é elaborada com o intuito de solucionar, pelo menos em parte, os problemas causados pelas lixeiras clandestinas.
Esse lixo jogado indiscriminadamente nas ruas contribui para o entupimento da rede de drenagem de águas pluviais, causando transbordamento de canais e inundação em ruas. Em períodos de chuva, como o que se aproxima nos próximos meses, os transtornos com entupimento de esgotos e canais são graves, o que reduz inclusive a qualidade de vida da população.
E é através desta programação de limpeza que Aracaju vem se destacando pela conservação e organização, embora parte da população ainda não tenha despertado para o caráter de saúde e mau aspecto causado pelas lixeiras clandestinas. Além de manter uma equipe exclusiva para este fim, composta por três caminhões basculantes e uma pá-enchedeira, além de agentes de limpeza para auxiliar no recolhimento do lixo, a Prefeitura de Aracaju também disponibiliza contêineres em diversos pontos da cidade e mantém um cronograma semanal de limpeza de ruas e avenidas em sistema de mutirão, para garantir a limpeza da cidade.
Na opinião do presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a população deve também contribuir, armazenando o lixo em casa – e acondicionando de forma que o mau cheiro não provoque incômodos – até que o caminhão coletor faça o recolhimento. No caso do lixo seco, ou seja, restos de material de construção, móveis velhos e galhos de árvores, deve ser disposto nas caixas coletoras, para que o caminhão possa recolher.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.