[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizado nessa quarta-feira, 12, no auditório do Sebrae, o lançamento do programa Viaja Mais Melhor Idade, uma iniciativa do Ministério do Turismo com o objetivo de proporcionar às pessoas com mais de 60 anos e aos aposentados e pensionistas de todas as idades a oportunidade de poder usufruir dos prazeres das viagens turísticas. Além disso, o programa, que está em sua segunda edição e integra o Programa Viaja Mais, tem o objetivo de movimentar o mercado brasileiro de turismo, de forma especial na baixa temporada.

Oportunidade de negócios

Em Sergipe, o Mtur conta com importantes parcerias para o sucesso do programa, que são: o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e da Emsetur (Empresa Sergipana de Turismo), a Abav/SE (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens), do Sebrae/SE e do Aracaju Convention & Visitors Bureau (ACVB). Segundo o presidente da Emsetur, Paulo Henrique Sobral, há dois importantes componentes a serem ressaltados: “O primeiro deles, refere-se à disponibilidade dessas pessoas em viajarem em qualquer época do ano, o que pode contribuir de forma decisiva para minorar os efeitos da baixa estação, e o segundo, a facilidade do crédito e o prazo de até 48 meses para sua amortização”.

O secretário Elber Batalha destaca mais dois Importantes elementos: “De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos e o Nordeste, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, foi apontado por 50% dos idosos entrevistados como a região preferida para ser visitada”. Dentro dessas perspectivas, João Ávila, diretor da Abav e do ACVB, enfatizou a enorme oportunidade de negócios para o setor turístico do estado e alertou que “é preciso que todos os envolvidos no processo – operadoras de turismo, agências de receptivo e rede hoteleira, dentre outros – tenham a devida noção da importância desse programa e comecem imediatamente a trabalhar na criação de pacotes promocionais e sua consequente inserção no portal do Viaja Mais Melhor Idade, aproveitando dos seus mecanismos de divulgação”.

Perspectivas

A Emsetur disponibilizou a assistente social Lourdes Moreira, que foi devidamente capacitada pelo Mtur, e será a multiplicadora das informações sobre o Viaja Mais Melhor Idade para todos os interessados. No lançamento, ela foi a responsável por expor os benefícios e a operacionalização do programa, que será realizado e acompanhado através do site, que tem uma plataforma simples e acessível.

Em sua apresentação, Lourdes mostrou também números expressivos alcançados pelo programa, dentre os quais a venda de 599 mil pacotes de viagem durante a sua primeira edição, entre setembro de 2007 e dezembro de 2010. Com as modificações concretizadas na segunda edição, esse número crescerá exponencialmente. Para se ter uma ideia, só no primeiro mês de lançamento, foram registrados 236 mil acessos ao site. Foram também apresentadas as condições que a Caixa e o Banco do Brasil, parceiros preferenciais do programa, oferecem para o financiamento dos pacotes turísticos.

Participaram do lançamento, além de jornalistas e profissionais do setor, a presidente da ABIH/SE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Kátia Pimentel, o presidente do Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe), Ravisson Silva de Souza, e da gerente de Comércio e Serviços do Sebrae, Júlia Vasconcelos, que fez questão de enaltecer a importância do programa para as pequenas e médias empresas que, enfatizou, compõe a imensa maioria da cadeia produtiva do turismo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.