[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

De Tobias Barreto a Ilha das Flores, de Indiaroba a Canindé do São Francisco, o programa Sergipe Cidades vem transformando em realidade os sonhos da população e contribuindo para o desenvolvimento urbano, econômico, produtivo e social dos 74 municípios sergipanos.

Realizado através de convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), inaugurou na tarde do último sábado, 16, a pavimentação granítica da Alameda das Palmeiras, no município de Santana do São Francisco, no território do Baixo São Francisco Sergipano.

Com investimentos da ordem de R$ 458.173,89, a obra compreende a pavimentação a paralelepípedo com implantação de meio-fio e canteiro central, com projeto paisagístico na Alameda das Palmeiras (antiga Rua da Prefeitura), no Conjunto Cohab, tem 1,3 km de extensão e  perfaz um total de 9.360,00 m² de infraestutura, na mais nova área de expansão do município banhado pelo Rio São Francisco.

Rodovia de paralelos

Para o governador Marcelo Déda, poder entregar uma obra desse nível ao mais novo município do Estado é extremamente gratificante. “Apesar de emancipado há pouco mais de 20 anos, Santana do São Francisco possui um povo íntegro e trabalhador, responsável pelo mais belo artesanato produzido em Sergipe. Sinto-me honrado em visitar mais uma vez essa cidade tão acolhedora e constatar que o Programa Sergipe Cidades trouxe para ela resultados positivos”, destacou.

Ele acrescenta que não existe progresso sem infraestrutura. “O caminho do desenvolvimento de Santana passa por essa via, que além de margear a sede da Prefeitura Municipal e a Clínica de Saúde da Família, em um futuro próximo também terá em seu entorno o Pólo do Ceramista. Dessa forma, o Programa Sergipe Cidades atendeu a demanda da comunidade e realizou esse grande feito, transformando a antiga avenida de piçarra em uma rodovia de paralelos”, afirmou.

Segundo o prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, desde que foi implantado, o Programa Sergipe Cidades conseguiu dar novos ares ao município. “Santana estava um pouco esquecida pelos antigos gestores. A parceria do Governo do Estado, por meio da Sedurb, nos trouxe vários benefícios, a exemplo da Clínica de Saúde da Família e, agora, atinge um nível espetacular com essa importante obra de infraestrutura. Só quem reside aqui sabia das dificuldades causadas pela lama e pela poeira”, revela.

Ricardo ressalta que a pavimentação da Alameda das Palmeiras já é um marco para a evolução da cidade. “O município está expandindo economicamente e uma obra dessa importância em um logradouro que futuramente abrigará o Pólo do Ceramista ou Vila do Artesão, como já é chamado pelos moradores, reforça ainda mais as intenções de investimentos em nosso território”, enfatiza.

Adeus às dificuldades   

Moradora da residência de número 335, a dona de casa Magnólia Pacheco, 68 anos, comemora a urbanização da via. “Graças à união do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal estamos livres da poeira e da lama. Em muitas ocasiões as dificuldades para sair de casa eram inúmeras devido ao difícil acesso. Agora a situação está completamente melhor”, orgulha-se.

Também morador da Alameda, o aposentado Cícero Ferreira, 71 anos, só tem elogios para a obra. “Todos nós que moramos nessa avenida desejávamos que ela fosse pavimentada. Ficou muito bonita, agradável e, principalmente, mais fácil para o povo andar e os carros trafegarem, nota 10”, declarou.

A engenheira e diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedurb em exercício, Graziele da Silva Braga, diz que a pavimentação é mais um grande feito do Programa Sergipe Cidades. “Além de facilitar o acesso dos moradores e motoristas ao centro da cidade, a obra traz qualidade de vida para a população, valoriza os imóveis e modifica a paisagem urbana do local”, explica.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, as obras de infraestrutura realizadas pelo Programa Sergipe Cidades estão além do que se propõe. “Ao executar projetos dessa natureza o Programa não apenas atende as demandas das comunidades, mas também abre novas perspectivas para o fortalecimento econômico dos municípios beneficiados e, como conseqüência, possibilita geração de emprego e renda aos sergipanos”, assegura.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.