[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Alex Santiago – Ascom/Sedurb

Maior programa realizador de obras estruturantes para o planejamento e desenvolvimento urbano e territorial do Estado, o Sergipe Cidades, programa resultado da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi destaque em um artigo publicado na revista eletrônica argentina ‘Estúdios e Perspectivas em Turismo’.

Desenvolvido pela tecnóloga em Gestão de Turismo e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Priscila Pereira Santos, o artigo intitulado ‘Ordenamento Territorial Turístico do Litoral Sergipano’ tem como foco a análise do planejamento turístico no litoral sergipano a partir da implantação das principais políticas territoriais.

Para Priscila Ferreira, o programa executado pela Sedurb possui um diferencial de outros já executados no Estado. “O Sergipe Cidades é um instrumento de planejamento territorial que proporciona o avanço do desenvolvimento turístico, e isso o torna diferente de outros programas existentes. Sua expansão favorece o fomento no turismo litorâneo, uma vez que as intervenções executadas por ele abrangem diversas áreas”, declara.

Segundo a tecnóloga, outro fator importante é o impacto social causado pelo programa. “Ao construir terminais rodoviários, pavimentação e drenagem de ruas, urbanização de praças, entre outras obras, o Sergipe Cidades contribui para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiados, e, consequentemente promove o desenvolvimento social econômico, uma vez que capacita os cidadãos para o mercado de trabalho, sendo assim, uma ação direta para a melhoria do turismo”, explica.

Visita

Orientada pelo professor do Instituto Federal de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Doutor em Ordenamento Territorial, José Wellington Carvalho Vilar, Priscila Ferreira está com a defesa da tese de mestrado sobre o assunto, agendada para o início de 2015.

A graduanda visitou a Sedurb para se atualizar sobre o andamento do Sergipe Cidades. “Entrevistei o Coordenador de Obras do programa, Maciel Barros Santana e ele falou sobre os projetos já executados e os que estão em andamento, que servirão como complemento para o material que estou preparando. A partir de agora vou agendar entrevistas com pessoas ligadas ao tema da minha tese”, disse.

Priscila também recebeu da Sedurb unidades da Revista do Sergipe Cidades em versão impressa e digital, bem como uma cópia do vídeo sobre as ações do Programa que em maio próximo completa cinco anos.

Reconhecimento internacional

Grande divisor de águas no que se refere ao desenvolvimento territorial, econômico, social e urbano do Estado, o Programa Sergipe Cidades é muito bem avaliado pelo seu agente financiador (BNDES), já serviu de modelo para programas similares implantados nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, sendo um sucesso também internacional, despertando o interesse de outros países, a exemplo do governo da África do Sul, que, em novembro último enviou uma equipe para conhecer ‘in loco’ os detalhes do programa, incluindo no roteiro de visitas algumas intervenções.

Abaixo o link do artigo publicado na revista eletrônica argentina.

http://www.estudiosenturismo.com.ar/PDF/V22/N01/v22n1a05.doc.pdf

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.