[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa Sergipe Alfabetizado, da Secretaria de Estado da Educação (SEED), começa a ser apresentado no interior do Estado. A primeira reunião promovida pela SEED, através da coordenação do programa, aconteceu nesta quinta-feira, 21, na sede da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), sediada no município de Itabaiana. O objetivo da Secretaria é iniciar um processo de mobilização envolvendo prefeituras municipais, através das Secretarias de Educação e representantes da sociedade civil organizada na luta contra o analfabetismo. Sergipe tem hoje 284 mil analfabetos.

O programa criado pela SEED vai atuar em consonância com as metas do Plano Nacional de Educação, que tem a perspectiva de erradicar o analfabetismo em 10 anos (2003 -2013). De acordo com o coordenador do Sergipe Alfabetizado, professor José Genivaldo Martires, em quatro anos o programa vai atender 120 mil jovens e adultos em todo o Estado. "Para obter o resultado esperado temos que fortalecer as redes estadual e municipal e conscientizar a sociedade sobre a realidade que nos aflige", disse o coordenador.

Aos participantes da reunião, que vieram dos 14 municípios (Pedra Mole, Malhador, Areia Branca, Campo do Brito, Carira, São Miguel do Aleixo, Pinhão, São Domingos, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Macambira, Ribeirópolis, Frei Paulo, além de Itabaiana), o coordenador do Sergipe Alfabetizado apresentou detalhes do programa e dados estatísticos da situação do analfabetismo em Sergipe.

Segundo ele, os próximos passos são a seleção e a capacitação dos 1.200 alfabetizadores e a instalação de 1.200 salas de aula. "A nossa pretensão é inserir 70% dos alfabetizados na Educação de Jovens e Adultos, garantindo a continuidade dos estudos e evitando à regressão da aprendizagem", disse o professor Genivaldo Mártires.

Especialistas

A reunião na sede da DRE 3 foi acompanhada pela consultora do Ministério da Educação (MEC/Unesco), Adamir Antunes Pereira Gallignani. Ela informou que o Governo Federal selecionou 24 especialistas em Educação de Jovens e Adultos para atuar em regiões com alto índice de analfabetismo. O Nordeste brasileiro, a região do Jequitionha, em Minas Gerais e parte do Estado do Pará estarão recebendo atenção especializada.

Adamir Antunes será a representante do MEC em Sergipe. No período de apresentação do programa de alfabetização da SEED, a consultora do MEC vai estar participando de reuniões. Na ocasião nela expõe a metodologia do programa do governo federal "Brasil Alfabetizado", faz diagnósticos e acompanha as adesões ao Sergipe Alfabetizado.

Já a coordenadora do Sergipe Alfabetizado para a região do agreste sergipano, professora Naira Vieira Barreto, disse que o momento é de grande importância porque reflete a preocupação dos governos Federal e do Estado com a questão do analfabetismo. "Esta reunião nos permite tirar dúvidas, conhecer os avanços do programa e discutir as nossas dificuldades", informou a coordenadora. Entre os municípios da DRE 3 com grande número de analfabetos, se destacam Nossa Senhora Aparecida, com 47,42% de analfabetos sem sua população acima de 15 anos de idade, Carira, com 44,14%, e Frei Paulo, com 35,04%.

Reunião

De acordo com o cronograma, a SEED vai realizar a próxima reunião para divulgação e apresentação do Sergipe Alfabetizado na segunda-feira, 25, em Lagarto, município sede da Diretoria Regional de Educação’2 . Participam, além de Lagarto, representantes de Simão Dias, Tobias Barreto, Salgado, Poço Verde, Riachão do Dantas e Boquim.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.