[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou na tarde de segunda-feira, 24, o Programa Sergipe Alfabetizado para membros do Rotary Club Aracaju Norte. O objetivo foi mostrar os avanços do programa no Estado. Em seu pronunciamento o professor Lima disse que o programa é voltado para erradicação do analfabetismo em Sergipe e tem como meta alfabetizar 30 mil alunos por ano a partir dos 15 anos. Segundo ele, o Governo do Estado quer, em quatro anos, alfabetizar 120 mil adultos.

Professor Lima disse que, para essa meta ser alcançada, a Secretaria de Educação está fazendo uma grande mobilização através das Diretorias Regionais de Educação (DRE´s). "Estamos promovendo reuniões com as presenças dos secretários municipais de Educação para garantir o maior número de adesões", informou o secretário, ao acrescentar que a SEED conseguiu, até o momento, a adesão de 64 municípios, o cadastro de 14.500 alunos e 1.540 professores. 

Turmas

Nos municípios da região sul (DRE 1) já estão formadas 196 turmas de alfabetização. Na DRE 2, com sede em Lagarto, 127  turmas, na região do agreste (DRE 3), 417 turmas e na Regional de Educação com sede em Japaratuba (DRE 4), 54 turmas.

Ainda de acordo com as informações do secretário de Educação, 41 turmas já foram formadas na Regional de Educação com sede em Nossa Senhora das Dores. Já na região do Baixo São Francisco (DRE 6), a coordenação do programa registrou 217 turmas e na DRE 7, sediada em Garuru, foram formadas 84 turmas até agora.

Na DRE 8 que compreende os municípios de São Cristóvão, Santo Amaro, Itaporanga D’Ajuda, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Riachuelo, Laranjeiras, Santa Rosa de Lima,  funcionarão 243 turmas. Já na DRE 9, que compreende os municípios do Alto Sertão, vão entrar em funcionamento 111 turmas.

Para atender um público diversificado, o professor Lima informou que serão criadas turmas em associações, a exemplo da Associação Sergipana das Prostitutas (ASP). Também serão implantadas turmas direcionadas a alunos com deficiências educacionais especiais, no sistema prisional, nas comunidades quilombolas e nas colônias de pescadores. "Com isso, estamos promovendo a inclusão social dessas pessoas", informou.

Capacitação

O secretário disse ainda que o primeiro encontro de coordenadores aconteceu no último dia 19 de setembro, com o objetivo discutir e planejar as próximas ações do programa Sergipe Alfabetizado. Quanto aos professores que atuarão como alfabetizadores, ele informou que a Secretaria da Educação realizou em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a primeira capacitação no período de 11 a 15 de setembro. "Uma próxima capacitação está prevista para acontecer no início de outubro, desta vez em parceria com Alfabetização Solidária", completou o professor Lima. 

Credibilidade

O presidente do Rotary Club Aracaju Norte, Roberto Baldo Cunha, disse que as ações apresentadas pelo secretário de Educação estão em sintonia com a proposta do Rotary Internacional. "As ações da Secretaria de Estado da Educação em prol da alfabetização são valiosíssimas. Com certeza terão amplo sucesso", disse Roberto Baldo.

Para o diretor de Protocolo, Manoel Lisboa, a palestra foi importante por ter mostrado os números atualizados com a abrangência dos municípios. "A adesão dos municípios sergipanos mostra o desempenho, a força e a dedicação do professor Lima à frente da secretaria".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.