Programa Sergipe Alfabetizado é apresentado a lideranças evangélicas
O coordenador do Programa Sergipe Alfabetizado da Secretaria de Estado da Educação, professor Ginivaldo Martires, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 18, com lideranças religiosas evangélicas para apresentar as ações do programa no estado. O objetivo do encontro é criar mais salas de aula em igrejas evangélicas.
Segundo o professor Genivaldo, esse encontro serviu para reforçar uma parceria já existente com a comunidade evangélica. “Estamos dando continuidade a uma parceria de sucesso que tem contribuído para diminuir a taxa de analfabetismo em nosso estado com a criação de salas de aulas em diversas igrejas. Nossa meta é matricular este ano 30 mil pessoas não alfabetizadas”, disse o professor.
O pastor Jorge de Abreu, presidente estadual da União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (UMESE), destacou a importância da parceria firmada com a Seed.
“Vejo com nobreza essa parceria, pois faz com que a igreja abra espaço para uma grande ação de cunho social. Com a adesão das lideranças evangélicas ao Sergipe Alfabetizado e o apoio do Governo do Estado fica mais fácil viabilizarmos o acesso à educação a um número significativo de pessoas”, disse o pastor.
Quem também aprovou essa iniciativa foi o deputado estadual pastor Antônio Santos. “É de fundamental importância o engajamento das igrejas evangélicas no combate ao analfabetismo e colaborar para o aumento de espaços de educação para jovens e adultos. Uma parte de nossos membros, em especial no interior, se constitui de analfabetos e devemos contribuir para reverter esse quadro”, declarou o deputado.
Adesão
Todos os pastores presentes apoiaram a adesão e garantiram contribuir para aumentar o número de matriculados no Sergipe Alfabetizado. “É um passo de fundamental importância para as igrejas que poderá oportunizar as pessoas aprender a ler e escrever. Temos muitos membros que não participam dos estudos bíblicos por não saberem ler e, independentemente de religião, a leitura é necessária a todo cidadão”, revelou a pastora Maria José dos Santos.
Sergipe Alfabetizado
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, implantou em 2007 o Programa Sergipe Alfabetizado em consonância com o Programa Brasil Alfabetizado. O Programa Sergipe Alfabetizado tem como propósito reduzir as taxas de analfabetismo no Estado, estabelecendo a meta de alfabetizar 120 mil pessoas jovens e adultas em quatro anos, por meio de uma metodologia diversificada, atendendo à população pouco ou não alfabetizada de diferentes segmentos sociais que estejam em situação de exclusão ou de extrema vulnerabilidade social.
Os alfabetizadores e coordenadores de turmas selecionados passam por uma capacitação inicial e continuada dentro dos padrões de atualização e qualidade pedagógica para que possam enfrentar os desafios cotidianos na sala de aula.
As aulas ocorrem durante oito meses por módulo, em quatro dias na semana, com duas horas e meia diárias de aula, tendo como foco os conhecimentos elementares para o domínio dos códigos básicos da leitura, escrita e cálculos.
- Programa Sergipe Alfabetizado é apresentado a lideranças evangélicas – Fotos: Juarez Silveira/Seed