Programa seleciona jovens para representar Brasil nos EUA
Estão abertas até o dia 11 de agosto as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos com o apoio da ONG Companheiros das Américas e parceria das Secretarias de Educação de todo o país. O Programa é destinado aos alunos do ensino médio que apresentem um perfil de liderança e responsabilidade social.
O objetivo do "Jovens Embaixadores" é ampliar o conhecimento geral e expandir os horizontes acadêmicos e profissionais dos alunos da rede pública. "Para isso, a Secretaria de Estado da Educação irá mobilizar, receber e selecionar os estudantes para participar do Programa", informou Isabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação (DED/SEED). Para participar o aluno precisa ter de 15 a 18 anos, boa fluência oral e escrita em inglês, bom desempenho escolar e jamais ter viajado para o exterior, entre outros pré-requisitos.
A partir do Programa, os alunos terão a oportunidade de melhorar a habilidade com a língua inglesa, bem como de conhecer o dia-a-dia de uma família americana e das "high schools" nos Estados Unidos. Como "Embaixadores", terão a chance de projetar uma imagem positiva sobre o Brasil nos EUA.
"Após a análise da documentação, os alunos serão selecionados para fazer o exame escrito no dia 31 de agosto. Desses, serão pré-classificados e convocados os seis melhores para a entrevista oral, no período de 4 a 20 de setembro. Os selecionados serão visitados por técnicos do Departamento de Educação, que, após realizarem uma avaliação sócio-econômica, classificarão três candidatos. Eles vão concorrer com jovens dos outros Estados a uma das vagas ofertadas, que variam entre 25 a 30", explicou a professora Isabel Ladeira.
Mais informações sobre o Programa Jovens Embaixadores no site da embaixada dos EUA no Brasil. Os interessados também podem entrar em contato com o Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação pelos telefones (79) 3179-8895 e (79) 3179-8896.