Programa ‘Oi Tonomundo’ será tema de curso
No período de 18 a 22 de junho, professores da rede pública estadual que vão atuar no programa Oi Tonomundo participarão de um curso na sede da Divisão de Tecnologia (DITE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que fica localizado no 15º andar do Edifício Estado de Sergipe. O programa, criado através de parceria entre a Oi Telemar e a Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP) com a chancela da Unesco, será implantado em 30 escolas da rede pública, que têm alunos da 5ª a 8ª série e possuem laboratórios com acesso à internet. A coordenação estadual está sob o comando do gabinete da primeira dama do Estado.
De acordo com as informações da diretora da DITE, professora Nádia Cardoso, "o curso presencial será de grande importância para que os técnicos da Secretaria de Educação se familiarizem com o Projeto e possam fazer do Portal um canal de divulgação dos programas e ações do Governo do Estado".
Neste mesmo período, as informações sobre o programa Oi Tonomundo ainda serão levadas às Secretarias de Estado do Meio Ambiente, Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Comunicação Social e Planejamento. No total, serão atendidos 30 formadores mediadores de órgãos públicos.
Inclusão Digital
O Oi Tonomundo é um programa de inclusão digital que extrapola os limites do laboratório de informática para transformar a escola em um centro irradiador de projetos comunitários e formar professores e alunos em líderes atuantes. Desde 2000, o programa está presente em localidades com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), atuando com o foco na formação continuada de professores de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
Os professores do Oi Tonomundo integram uma das maiores comunidades virtuais de aprendizagem do Brasil, onde são desenvolvidas práticas formativas para professores e atividades lúdicas online, das quais também participam alunos, familiares e vizinhos da escola. Além de Sergipe, a metodologia do Oi Tonomundo já foi sistematizada e implementada como política pública nos estado de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Pará.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]