Programa infantil Cocoricó é premiado no Chile
Os demais prêmios foram divididos entre produções do Chile, cujo humorístico 31 Minutos foi o preferido de um júri popular composto de 3 mil crianças, além de vencer na categoria não ficção de 6 a 11; do Uruguai, que venceu na categoria ficção de 6 a 11 com a belíssima animação Natal Caribenho; e dos Estados Unidos e México com a versão mexicana de Vila Sésamo, considerada a melhor não ficção para crianças de 0 a 6. O programa argentino sobre arte Pás-par-tu levou um prêmio na categoria Novas Idéias.
A premiação do Cocoricó não foi exatamente uma surpresa, considerando não só a magia e eficiência dos famosos bonecos criados e manipulados por Fernandinho Gomes, mas também o nível geral dos demais concorrentes do festival. Das 40 produções selecionadas de vários países, sendo sete do Brasil, a qualidade geral dos programas deixou a desejar, o que de certa forma explica a premiação de formatos veteranos como o de Vila Sésamo, e serve como indicador de que ainda temos muito o que caminhar nesta área.
Esse fato, no entanto, não diminui a importância do Festival. Ao contrário, reforça a necessidade da criação de espaços como este, que se traduzem não apenas em competição, mas principalmente como cenário de reflexão sobre o tema. É através de eventos como o organizado pelo Conselho Nacional de Televisão do Chile que é possível avaliar nossa produção, debater questões importantes e nos unir enquanto continente para defender interesses comuns em torno da qualidade do que é produzido para as crianças e jovens.
Clipping: ONG Midiativa -[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]