Programa Estadual de DST/Aids faz planejamento de ações para 2014
Técnicos do programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciaram na noite da quinta-feira, 19, o planejamento estratégico das ações desenvolvidas no ano de 2014 no Seminário de Integração de DST/Aids. No encontro, que termina nesta sexta-feira, 20, os profissionais estão fazendo também uma análise dos trabalhos realizados e os desafios de 2013.
O planejamento conta com dois momentos: integração da equipe, através de dinâmicas, e apresentação de um resumo das ações realizadas por cada um dos técnicos no ano de 2013. “As dinâmicas têm a coordenação de duas psicólogas. Momentos como esse renovam e afinam o grupo para que os profissionais possam atender cada vez melhor a população”, explicou Ana Cláudia Amaral, psicóloga com formação em Coaching.
Entre as ações exitosas do setor em 2013 está a realização do Teste Rápido pela Unidade Móvel Fique Sabendo nos municípios, locais públicos (praças, mercados, povoados), palestras em escolas e empresas, entre outras.
Outro trabalho de destaque realizado pela gerência DST/Aids da SES em 2013 foi a ampliação do diagnóstico precoce da Aids e Sífilis através do Teste Rápido. “Implantamos o Teste Rápido em 68% dos municípios e capacitamos mais de 70% das equipes de Estratégia de Saúde da Família para realização do exame. Em 2014, queremos dar continuidade ao trabalho para atingir 100% dos municípios e das equipes da Atenção Básica”, disse Joana D’Arc, responsável técnica pelos Testes Rápidos da SES.
“Esse ano fizemos um trabalho intenso com muita dedicação da equipe e com resultados bem positivos. Precisamos fazer o planejamento para uniformizar e fortalecer ainda mais o trabalho realizado pelos técnicos”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/Aids.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Programa Estadual de DST/Aids faz planejamento de ações para 2014 – O gerente do programa Estadual DST/Aids / Foto: Ascom/Saúde