Programa DST/AIDS distribui informação e preservativos nos festejos
A coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está conscientizando a população e fortalecendo a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis durante os festejos juninos em Sergipe. No Arraiá do Povo, em Aracaju, a equipe montou a Barraca da Prevenção e com o slogan ‘Não brinque com fogo, sexo seguro é com camisinha’, está distribuindo folhetos informativos e camisinhas.
A previsão da SES é de que 30 mil preservativos sejam distribuídos durante todo o mês de junho. "A orientação é não distribuir as camisinhas aleatoriamente, mas apenas às pessoas que quiserem. Elas poderão pegar seus preservativos nas barracas da campanha nas festas", disse o médico Almir Santana, técnico responsável pelo Programa DST/AIDS do Estado.
Além da capital, a Barraca da Prevenção será montada em Areia Branca e Estância. A coordenação do programa estadual está apoiando todas as prefeituras para que montem seus estandes nas festas, disponibilizando materiais informativos, cartazes, folhetos informativos e preservativos.
Segundo Almir Santana, é importante realizar trabalhos preventivos como este nas festas populares para aproveitar a grande concentração de pessoas. "É muito comum que novos casais se formem em festas assim e cheguem a manter relações sexuais. Por isso, aproveitamos ao máximo para informar a ajudar a prevenir não só as DST e a AIDS, mas também a gravidez indesejada, por exemplo", falou o médico.
De acordo com ele, assim como acontece no Carnaval, aumenta consideravelmente o número de pessoas que procuram fazer os exames de detecção do vírus HIV depois das festas juninas. "Então, para fazer o exame e ficar tranqüilo em relação ao resultado, o melhor é prevenir", afirmou Almir Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programa DST/AIDS distribui informação e preservativos nos festejos – Foto: Márcio Garcez/Saúde