[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Onaur Ruano, participou da quarta rodada do 1º Seminário dos Produtores de Leite de Sergipe nesta quinta-feira, 06. O evento aconteceu em Tobias Barreto e reuniu cerca de 180 produtores da cidade-sede e de Poço Verde.

"O foco do programa do leite é o pequeno produtor familiar, por isso é importante e necessário ouvi-lo. Estamos iniciando um processo de discussão para um balanço geral do programa, ver o que precisa ser corrigido, o que precisamos potencializar", explicou o secretário nacional.

 Em Sergipe, o Programa de Aquisição de Alimentos Leite (PAA-Leite) adquire o leite de cerca de 800 produtores ao preço de R$ 0,60. "Esta é a vantagem o programa, ele equilibra a cadeia produtiva do pequeno produtor, permitindo que ele possa se inserir no mercado comercial", disse Ruano. O leite é beneficiado e pasteurizado nos laticínios ao preço de R$ 0,50 e é passado a cerca de 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são distribuídos 34.300 litros de leite por dia em 29 cidades sergipanas.

 "Em todo lugar que a gente vai, o pedido é o mesmo, o aumento do preço e ampliação do programa. O preço só pode mudar se tivermos verba no orçamento da União, que ainda está em aprovação e a ampliação só vem depois de conversas e avaliações como as que estão acontecendo agora", explicou o secretário nacional.

"No ano passado, fizemos o recadastramento dos beneficiários e conseguimos remanejar a demanda, acrescentando quatro cidades. Quando terminarmos a avaliação geral, poderemos dizer se será ampliado ou não. Mas a sugestão já está anotada", disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes.

Segundo o coordenador do PAA-Leite em Sergipe, José Luiz Góis, a necessidade de se fazer o recadastramento dos produtores foi percebida, além de se realizar seminários com todos os envolvidos no programa, como os beneficiários. "O recadastramento dos pequenos produtores vai acontecer ainda este ano", disse Luiz.

Após o seminário, o secretário nacional Onaur Ruano será recebido pelo governador Marcelo Déda, quando fará uma avaliação do programa, junto com a secretária Ana Lucia, e passará as reivindicações apresentadas durante o dia.

A última rodada do seminário acontecerá no dia 12 de março, na cidade de Frei Paulo. Participaram da abertura a prefeita de Tobias Barreto, Marly Barreto; o gerente de Pecuária da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Carlos Augusto Silva; os secretários municipais de Assistência Social e Agricultura, Patrícia Soares e Bráulio Augusto Lira, respectivamente; e o vereador Antônio de Menezes, representando a Câmara de Vereadores da cidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.