[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Sergipe realizou a formatura de 308 estudantes de seis escolas da rede municipal de ensino de Itabaiana. Os formandos, com idade entre 10 e 15 anos, estão matriculados no 5º ano do ensino fundamental, antiga 4ª série, nas escolas municipais Benedito Figueiredo, Elizete Santos, Nivalda Lima, Neilde Pimentel, Irene Tavares e Elizeu Oliveira, e concluíram todo o conteúdo programático do Proerd durante um semestre. As crianças e adolescentes aprendem sobre toxicologia, prevenção às drogas, influência da mídia no uso de drogas e violência de torcidas.

O Proerd é uma ação diferenciada da Polícia Militar, que visa à integração entre a família, a escola e a PM, no sentido de reduzir a violência e os danos causados pelas drogas ao público infanto-juvenil. "Nosso trabalho é de prevenção primária e também de resgate da auto-estima dos meninos e meninas atendidos pelo programa. Através das aulas, as crianças passam a enxergar novas oportunidades e melhoram, sensivelmente, o comportamento em casa e na escola", explicou o sargento Antônio Carlos dos Santos, instrutor do Proerd.

O militar ressaltou a importância de se vivenciar o conhecimento adquirido nos últimos seis meses. "A formatura não significa o término do curso do Proerd e sim o início de uma nova conduta de vida para vocês", disse o sargento aos estudantes.

Participaram da solenidade a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça, o capitão Fábio Rodrigues Cardoso, representando o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), a secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Mendonça Andrade, o diretor da DRE 3, Reinoldes Alves Santos, a coordenadora do Proerd em Itabaiana, Lucimara de Jesus Góis, e o sargento Carlos, instrutor do programa.

Foram realizadas apresentações do trio de percussão do grupo Muzenza, com garotos da comunidade do bairro São Cristóvão, e da Companhia de Dança de Rua Phoenix, da Escola Elizeu de Oliveira. Outras crianças receberam homenagens por terem se destacado na redação final proposta pelo Proerd e foram agraciadas com quites de livros infanto-juvenis.

"Aprendi que sem as drogas podemos ter um futuro bem melhor e uma vida cheia de saúde, para garantir nossa felicidade", escreveu o garoto Aníbal Nunes Santos, de 10 anos, aluno da Escola Nivalda Lima, e um dos destaques da redação sobre o Proerd.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.