[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o Ministério do Turismo realizou o Encontro Nacional de Turismo, onde reuniu representantes e gestores do turismo dos 27 Estados brasileiros. O Ministro Gastão Vieira fez a abertura oficial do encontro enfatizando os investimentos estratégicos na infraestrutura de apoio ao turismo que já atingem R$ 18 bilhões nesses 10 anos.

“A pauta econômica do turismo conquista espaços nos jornais, nas agendas dos governadores e ganha repercussão no Governo Federal. Já asseguramos a desoneração para a hotelaria e agora trabalhamos para beneficiar outros segmentos do setor”, disse o ministro, que teve entre os convidados a ministra da Cultura e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado, senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), e dos secretários Nacionais de Programas e Políticas de Turismo, Fabio Rios e Vinicius Lummerts.

O secretário de Estado do Turismo de Sergipe, Elber Batalha prestigiou abertura acompanhado de técnicos da Setur que participaram das discussões durante o encontro. “Este é um momento importante para política nacional de turismo onde foram entregues aos brasileiros novas orientações e critérios técnicos para conduzir a gestão do turismo nos estados e municípios”, enfatizou o secretário.

PRT

Durante o Encontro Nacional de Turismo foi lançada a nova fase do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que começa com a aplicação, de forma estratégica, do conhecimento sobre as regiões turísticas brasileiras, adquirido em 10 anos. Na mesa de apresentação, representando os Interlocutores Estaduais do PRT em todo país, o interlocutor de Sergipe, Joab Almeida, agradeceu e parabenizou o empenho da equipe do Mtur, reconhecendo os desdobramentos em todos os estados. “O desafio do MTur é fazer funcionar o comitê executivo do PRT para que possa ser utilizado como diretriz estratégica em todos os seus setores e assim, referendar seu funcionamento nos Estados”.

O novo modelo do PRT prevê um amplo diagnóstico das necessidades e potencialidades dos municípios e regiões para o turismo. Desse diagnóstico nascerá uma categorização inédita, que vai nortear a dosagem de políticas públicas, de acordo com as necessidades de cada região, desde a mais básica, como o apoio à estruturação da gestão turística municipal, até a mais avançada, como a promoção internacional dos destinos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.