Programa de redução de perdas da Deso tem repercussão internacional
A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) se tornou pauta do jornal digital Business News America na última edição de abril. O texto descreveu a importância do plano traçado pela empresa para diminuir o índice de perda de água na região metropolitana de Aracaju. O veículo focado em negócios para empresas e investidores ativos da América Latina destacou o compromisso da Deso em melhorar a eficiência e aproveitamento da água produzida para abastecimento humano.
Com o título “Sergipe state water utility kicks off water loss reduction program in northeast Brazil”, a matéria apresentou o empenho e as especificações com que a Deso está trabalhando para amenizar os prejuízos causados à produção de água. Foi a partir de 2012, que a Deso definiu como meta reduzir para 35% o índice total de perdas de água na Grande Aracaju, no prazo de dois anos.
Hoje, mais de 50% da água produzida deixa de ser faturada devido aos vazamentos e fraudes existentes na rede e para reforçar o combate ao desperdício, equipes das diretorias Operacional e Comercial da empresa começaram a executar um plano de trabalho que visa identificar os locais onde há queda de distribuição e sanar as ocorrências.
O texto divulgado no site do BNAmericas e replicado pela revista digital norte-americana Water World citou ainda a Grande Aracaju foi priorizada na primeira etapa do plano de trabalho por representar 70% do faturamento, além de ter desperdício mais concentrado.
Em todo o estado, a Deso possui mais de 6 mil quilômetros de rede de abastecimento de água. E é comum em sua extensão serem identificadas tanto as perdas físicas, como vazamentos; quanto perdas aparentes, que são as fraudes provocadas por furto e desvio de água.
Acesse a matéria do BNAmericas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programa de redução de perdas da Deso tem repercussão internacional – Arte: Secom