[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), realiza na próxima segunda-feira, 17, a partir das 8h, no Centro de Qualificação Profissional do antigo Colégio Brasília, a aula inaugural do III Curso de Formação de Instrutores do Proerd. O objetivo é capacitar novos policiais militares para atuar diretamente nas ações do Programa junto a crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Sergipe. Como objetivo prioritário, o Proerd atua na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes em todo o Estado.

O curso acontece no dia 17 a 28 de janeiro, nos períodos da manhã e tarde, com diversas instruções e palestras aos 39 alunos/policiais militares habilitados para a capacitação. “Contaremos com seis mentores/instrutores da PM/SE e mais três que estão vindo da PM de Minas Gerais para acompanhar o desenvolvimento do curso. Já agora no final de semana iremos nos reunir com a equipe composta por uma tenente, um sargento e uma soldado da PM/MG e acreditamos que o curso será bastante proveitoso”, destacou o sargento Antônio Carlos dos Santos, mentor e instrutor do Proerd em Sergipe.

A demanda de escolas que solicitam o desenvolvimento do Proerd tem crescido com o passar dos anos. Assim, é necessário capacitar novos instrutores para ampliar a equipe e dar suporte ao público que tem procurado o curso para os jovens ou mesmo palestras educativas. Por parte do Proerd/Sergipe, os alunos terão instruções com os seguintes policiais: sargento Carlos, Al CFS Giovana, Al CFC Sérgio Gomes, Al CFC Henrique, Al CFC Adriana e Al CFC Paula. Por parte do Proerd /Minas Gerais, o curso terá o apoio da tenente Patrícia, sargento Kerlston e soldado/pedagoga Lucimeire.

Jovens x Drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) é desenvolvido em escolas da capital e interior de Sergipe, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças. As atividades são pedagogicamente estruturadas em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.

Origem do Proerd

O Programa tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.  No Brasil, ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 realiza atividades em todos os Estados brasileiros. Em Sergipe, as atividades são desenvolvidas em escolas públicas e particulares dos 75 municípios sergipanos.

Escolas interessadas

As escolas da capital e do interior que tiverem interesse na execução no Proerd em seus estabelecimentos escolares devem entrar em contato com a sede do Programa, localizada no Largo da Esperança, s/n, Edifício Estado de Sergipe, 19º andar, Centro de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.