Programa de APLs sergipanos é apresentado em reunião na Sudene
A diretora do Departamento Técnico da Sedetec, Sudanês Pereira, representou o Governo de Sergipe na última sexta-feira, 17, em reunião na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde fez uma apresentação sobre as Políticas Públicas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Celso Furtado, contou também com a participação do diretor-presidente da Codise, Ancelmo de Oliveira, e foi resultado de um convite da Sudene, através da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável do órgão, para mostrar o trabalho que vem sendo realizado com as aglomerações produtivas em Sergipe.
O encontro foi coordenado pelo diretor de Planejamento da Sudene, Guilherme Maia Rebouças e por Carlos Almiro, coordenador de Desenvolvimento Sustentável, que fez uma apresentação sobre o órgão e os projetos que estão sob sua coordenação. Na oportunidade, Sudanês Pereira destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado sob a coordenação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Durante a apresentação, a diretora do DET destacou a instalação do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL-SE) em 2007, a incorporação do tema no âmbito do Plano Plurianual (PPA), construção de Planos de Desenvolvimento para os APLs, lançamento de editais para demandas tecnológicas dos APLs (Fapitec/BNB) e a implantação de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) voltados para os APLs sergipanos, entre outros instrumentos. Ainda durante o evento, Sudanês apresentou as principais demandas identificadas nos primeiros cinco APLs que possuem Plano de Desenvolvimento: Pecuária do Leite, Cerâmica Vermelha, Confecções e Artesanato de Bordado, Ovinocaprinocultura e Apicultura.
“A política para APL faz parte de um conjunto mais abrangente de políticas estaduais de desenvolvimento econômico, social e ambiental e não é suficiente por si só para promover o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado, daí a importância de articulação com outras ações que possam complementar as políticas para o desenvolvimento de cada APL e, por conseguinte, do desenvolvimento do Estado”, enfatizou Sudanês. Ela ainda ressaltou, ao final de sua apresentação, a necessidade da articulação e envolvimento dos órgãos do Estado, além da parceria com o Governo Federal, a exemplo da Sudene, como uma forma mais rápida e positiva de promover o desenvolvimento regional.
Apoio da Sudene
Carlos Almiro, por sua vez, informou que os APLs de Sergipe deverão ter o apoio do Plano de Desenvolvimento do Nordeste que vem sendo elaborado pela Sudene. “Além disso existe a possibilidade de firmarmos um Termo de Cooperação Técnica entre a Sudene e a Sedetec”, observou o coordenador.
“Acreditamos no desenvolvimento local e os APLs são elementos importantíssimos para essa nova fase da Sudene”, ressaltou Guilherme Rebouças ao observar que sua equipe ficará encarregada de planejar um encontro com todos os Núcleos Estaduais de APL do Nordeste, além dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, para discutir as metodologias que estão sendo utilizadas na organização de Arranjos Produtivos Locais, experiências de sucesso de APLs e a apresentação da metodologia da Sudene para o planejamento do desenvolvimento regional.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]