[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?”. Respondendo esta pergunta e encaminhando a resposta através do site www.brasilpontoaponto.org.br, alunos de 213 escolas da rede pública estadual de Sergipe vão poder contribuir com a construção do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. Idealizada pelo Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executada em parceria com os Conselhos Estaduais de Educação, por meio das secretarias estaduais de Educação, a ação busca envolver crianças, adolescentes e jovens matriculados nos diversos níveis de ensino na discussão sobre os principais problemas do país.

Toda a mobilização dos alunos destas escolas, que estão distribuídas por todas as regiões do estado, será coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED). “As unidades participantes foram escolhidas por disponibilizarem de computadores. Isso estimulará o aluno a participar da campanha, este ano intitulada pelas Nações Unidas de “Brasil Ponto a Ponto nas Escolas”, e facilitará o envio das respostas, informou o assessor técnico da SEED, Maurício Nascimento Filho, coordenador da ação em Sergipe.

Para Maurício Nascimento, a participação de estudantes da rede estadual de Sergipe, no primeiro ano do envolvimento de escolas na construção de um relatório, deverá contribuir com a proposta do PNUD. “Temos aqui no estado exemplos de sucesso na área educacional, como o Programa Sergipe Alfabetizado, que possibilitou a 25.903 pessoas o acesso à leitura e à escrita e a dinamização de ações que buscam alcançar o sucesso do aluno. Essas são experiências que poderão ser refletidas nesta ocasião, já que auxiliam na elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado,” ressaltou o assessor da secretaria da Educação.

Mobilização

A mobilização e conscientização dentro do ambiente escolar acontecerão de 16 a 21 de março. Já as respostas deverão ser encaminhadas entre os dias 16 e 31 de março. A consulta feita aos estudantes sergipanos e de mais outros 17 estados brasileiros, que até o momento aderiram à campanha, será analisada e poderá estar, no início de 2010, publicada no relatório.

O Programa também abre espaço para a participação de outras pessoas, inclusive alunos de outras redes de ensino. As escolas interessadas devem registrar a sua participação enviando e-mail para rdh@undp.org.br. Na ocasião, devem ser informados o nome e o endereço da escola; nome e contato do responsável (e-mail e telefone) e número e série de alunos que participam.

PNUD

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas. Presente em 166 países, a organização sempre trabalha ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil. No Brasil, o PNUD busca responder aos desafios específicos das regiões, como o combate à pobreza, exclusão social, conservação ambiental e uso sustentável de recursos naturais.

Para aferir o grau de desenvolvimento humano sustentável de uma sociedade, o PNUD utiliza o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). No Brasil, esse levantamento foi possível após a produção do primeiro Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional ocorrido em 1996. Na oportunidade, foi lançado o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, uma ferramenta nova que forneceu à sociedade a capacidade de inovar, traçar, implementar e avaliar políticas públicas, ações e gastos públicos privados. Esse documento foi construído em parceria com a Fundação IBGE, Fundação João Pinheiro e Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.