[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os delegados do Orçamento Participativo de Aracaju conhecerão na noite de hoje, dia 12, as diretrizes do programa “Caixa Aqui”, empreendido pela Caixa Econômica Federal. Para isso, a Secretaria Extraordinária de Participação Popular irá reuni-los às 19h30 no auditório do Sindprev, na rua Vila Ccristina, 222. O programa prevê abertura de 2.250 estabelecimentos comercias até o final do ano em todo o país, sendo 13 destes em Aracaju, beneficiando as comunidades pobres que não possuem banco ou casa lotérica próximo e cuja população pertença predominantemente às classes sociais C, D e E. Para a reunião serão convocadas 222 pessoas entre delegados e suplentes das áreas beneficiadas.

A implantação do programa pela Caixa propiciará a inclusão social de milhares de aracajuanos que não possuem acesso aos serviços bancários. Os comunitários poderão usufruir alguns serviços on-line, entre eles abertura de conta corrente; recebimento de contas concessionárias de serviços públicos, tais como: água, luz entre outros; pagamentos de benefícios sociais, bolsa escola e fome zero; saques e depósitos em conta corrente e poupança; pagamentos de benefícios do INSS; pagamentos disponíveis no cartão cidadão (PIS, FGTS, seguro desemprego, etc; micro – crédito, crédito direto ao consumidor e entre outros).

O estabelecimento comercial contratado pela CEF como um representante bancário é autorizado pela Banco Central a funcionar e efetuar vários serviços citados acima. As escolhas dos estabelecimentos serão pelos delegados eleitos nas últimas plenárias das comunidades atendidas. Eles participarão junto à comunidade na indicação e credenciamento dos órgãos comercias, apontando aqueles que reúnem maior capacidade de atendimento ao público. As inscrições dos estabelecimentos serão feitas pela Fundat até o dia 18.

De acordo com o secretário de Participação Popular, Anderson Farias, neste convênio a Prefeitura de Aracaju está executando a cidadania popular, possibilitando a inclusão de vários aracajuanos a direitos antes usufruídos por uma pequena parcela da população. “Com essa reunião o OP estará dando o primeiro passo para assinatura do convênio com CEF, para implantação do Caixa Aqui nos bairros da periferia da cidade. E com isso, aderindo ao programa do Governo Lula de diminuir a exclusão social”, afirma o secretário.

Os bairros contemplados com o Caixa Aqui são: Aeroporto com 1, Cidade Nova com 2, Industrial com 1, Jardim Centenário com 1, Lamarão com 1, Olaria com 1, Palestina com 1, Porto Dantas com 1, Soledade com 1 e áreas de expansão: Terra Dura, Santa Maria e Mosqueiro com 3.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.