Programa Atende: cadeirantes aprovam transporte adaptado
Joelma Marques, mãe de Lais Oliveira Valença, uma das usuárias no novo serviço, comenta que a vida de sua filha agora ficou mais fácil. “Esse transporte foi maravilhoso tanto para mim quanto para Lais. As dificuldades são muitas e só quem sabe é quem tem um filho portador de necessidades especiais ou é o próprio portador”, desabafa Joelma, dizendo ainda que a filha não falta mais as consultas de reabilitação.
“A Lais faltava muito ao tratamento, em dias de chuva, por exemplo, era impossível sair com ela, e isso era péssimo para o seu acompanhamento com a psicopedagoga. As dificuldades eram muitas e tudo isso acarretava uma angustia muito grande para ela. Com a van Lais não fica mais na expectativa se vai poder ir ou não às consultas, ela se sente segura porque a sua rotina está tendo uma continuidade, o que não acontecia antes quando não éramos beneficiadas pelo serviço”, ressalta a mãe.
Lais comenta que tem gostado muito do novo transporte, porque se senti segura. “Eu gosto do elevador e me sinto confortável e segura pelo cinto de segurança. Ficou bem mais fácil para mim agora”, fala. Segundo a psicopedagoga da cadeirante, Vânia Clareto, assim que assistiu a propaganda na televisão informou aos seus clientes. “A van facilitou muito para Lais. Antes ela chegava cansada e não tinha uma tranqüilidade, era difícil até para ela se concentrar na suas atividades. Agora faça chuva ou faça sol a freqüência dela é regular e a ansiedade acabou. O seu crescimento no acompanhamento é notável”, afirma Vânia Clareto.
Para Alan Santana, motorista da Setransp de uma das duas vans, o transporte trouxe mais felicidade para os cadeirantes. “Agora que estou acompanhando o dia-a-dia dessas pessoas é que percebo o quanto era difícil para elas não ter um serviço como esse. Eu faço o meu trabalho com muita satisfação e com a maior paciência para atender sempre bem à todos”, comenta o motorista. “As pessoas agora estão sempre alegres. Além disso, eles ainda contam com uma caixa de sugestões dentro da van e toda vez que eles utilizam o transporte escrevem e colocam na caixa de sugestões e reclamações a sua opinião”, complementa Santana.
As vans são adaptadas com elevadores elétricos e hidráulicos, prestando atendimento personalizado a cada cidadão. De acordo com a assistente social da Semasc, Maria Carmelita de Santana Amaral, os cadeirantes podem solicitar o agendamento do transporte com 48 horas de antecedência através do telefone (79) 3218-7860. “O serviço do ´Atende´ é apenas disponibilizado para consultas, exames e reabilitação”, explica, acrescentando que cada van comporta três cadeirantes, com direito a um acompanhante cada em uma mesma viagem. “Os motoristas do serviço são devidamente treinados e o transporte é feito com total segurança”, declara Carmelita.
Para usufruir do serviço, os cadeirantes devem estar cadastrar na SMTT. A van está disponível para os usuários de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Até o momento, 60 pessoas já foram beneficiadas com o serviço. Futuramente mais duas vans serão incorporadas ao Programa Atende, em que a Setransp estará cedendo os veículos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Programa Atende: cadeirantes aprovam transporte adaptado – Fotos: Wellington Barretoe Sílvio Rocha