Progestão terá dois mil cursistas das redes estadual e municipal de ensino
Foi realizado nesta quinta-feira, 10, o lançamento da 3ª edição do Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares (Progestão), que terá a participação de dois mil cursistas da rede estadual e municipal de ensino. A solenidade aconteceu no auditório Atalaia, no Centro de Convenções de Sergipe, e contou com a presença de professores, coordenadores, diretores escolares, tutores e multiplicadores do programa. "O Progestão faz parte de uma política de melhoria da gestão escolar, promovendo um amplo conhecimento sobre o setor administrativo e pedagógico", destacou a secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira, que representou o secretário de Educação, professor José Fernandes de Lima.
"Nosso principal objetivo é incentivar a gestão participativa, envolvendo alunos, pais e funcionários da escola", disse ela. "O que mais interessa nesta iniciativa é a permanência do aluno na escola. Para isso é preciso valorizar e qualificar o servidor, atendendo desta forma a um dos pontos do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe", acrescentou Hortência Pereira.
O Progestão conta com a participação de membros do quadro permanente do magistério público estadual e municipal, inseridos na função de diretor, coordenador pedagógico, pedagogo, professor e técnicos lotados nos órgãos centrais da Secretaria da Educação, como as diretorias regionais, que desempenham atividades administrativas e pedagógicas.
"Um das inovações desta terceira edição foi a inclusão dos servidores da rede municipal, que é uma forma de integrar todo o sistema escolar no Estado", salientou o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH/SEED), Jorge Costa Cruz, que também é coordenador estadual do Programa.
Outra novidade foi a seleção dos cursistas a partir de regras estabelecidas em edital. "Isso contribuiu para mostrar como o processo está dando transparência e valorizando as qualidades técnicas dos profissionais", ressaltou Cruz. "Com a seleção dos participantes, apresentamos uma nova visão de trabalho onde está sendo priorizada a dedicação dos educadores, sejam eles, multiplicadores, cursistas ou tutores do programa. Valorizando o profissional, preparamos uma escola pública com maior qualidade", esclareceu.
Expectativa
A professora Simone Regina Correia, do Colégio Estadual Gilberto Freire, em Nossa Senhora do Socorro, disse que aguarda com muita ansiedade o início do curso, programado para o próximo sábado, 12. "É sempre bom participar de cursos de qualificação, ainda mais quando a finalidade é melhorar o ensino público. Espero, após o conhecimento adquirido, participar das decisões do colégio e aprender como solucionar os problemas a partir da realidade local", falou Simone.
Temas como a função social da escola, gestão escolar, aprendizagem do aluno e avaliação institucional serão assuntos durante os módulos, no qual o professor de Educação Física Antônio Roberto, do Colégio Estadual Leão Magno Brasil, poderá ter uma nova perspectiva sobre a educação. "Entro neste curso com o objetivo de ver com outro ângulo tudo relacionado à escola onde trabalho. Minha expectativa é a melhor possível e espero aproveitar cada momento", disse o professor.
Para o professor Josenilson Felizardo, do Colégio Estadual Clodoaldo de Alencar, que atuará como tutor nesta terceira edição, o programa foi fundamental para enriquecer as experiências dentro e fora da sala de aula. "Participei da segunda edição e agora estarei repassando tudo que aprendi para os novos cursistas. O Progestão é um grande benefício que disciplina a pessoa para trabalhar de forma democrática, pensando sempre na coletividade", registrou.
O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares é organizado na modalidade à distância e destinado aos gestores das escolas públicas do país. Foi idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e é financiado pelas secretarias estaduais de Educação, com o apoio da Fundação Roberto Marinho, Fundação Ford e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Progestão terá dois mil cursistas das redes estadual e municipal de ensino – Foto: Juarez Silveira/SEED