Profuncionário inicia estudo dos módulos específicos
Estudantes do Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação (Profuncionário) iniciaram no último sábado, 23, o estudo dos seis módulos específicos das áreas de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar. Os polos de Estância (DRE 1) e Lagarto (DRE 2) receberam a visita da coordenação do programa, que conferiu os memoriais e atividades da Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizados pelos cursistas.
De acordo com as coordenadoras pedagógicas, Fátima Paiva e Luzia Tenório, o início dos módulos específicos é um passo decisivo para a reta final, haja vista que os seis módulos da parte pedagógica e os três módulos referentes ao eixo comum já foram estudados pelos cursistas. “Começamos agora a parte específica de cada área que irá profissionalizar os funcionários em técnicos em Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Secretaria Escolar”, explicou Fátima Paiva.
O Profuncionário é um curso técnico profissionalizante, com carga horária à distância e presencial, para servidores não-docentes das redes estadual e municipais de ensino e coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos Estratégico. Em Sergipe profissionaliza mais de 900 funcionários, nos nove polos do programa em todo o estado. “São merendeiras, vigilantes, secretários escolares e executores de serviços básicos adquirindo uma identidade profissional através de cursos técnicos oferecidos pela Secretaria de Educação”, ressaltou Silvio Oliveira, coordenador executivo.
A coordenação do programa verificou a evolução dos cursistas ao analisar os memoriais do programa e observou a crescente participação dos servidores não-docentes nas decisões da equipe diretiva da escola e a evolução nos trabalhos pautados nos Projetos Políticos Pedagógicos.
Nos primeiros módulos, os cursistas tiveram noções de produção textual no ambiente escolar, direito administrativo e do trabalho, teorias administrativas, informática básica, cidadania, relações interpessoais, gestão escolar, além de abordagens sociológica e filosófica.
A previsão é de que a primeira turma do Profuncionário se forme em novembro, quando finaliza os módulos da parte específica de cada área. Em 2011 está previsto para iniciar a segunda turma com mil vagas destinas às redes estadual e municipais, em regime de parceria e com o apoio do MEC e da Undime.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]