[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os profissionais que integram a equipe de saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, localizada no bairro Sol Nascente, estão de parabéns. Após serem premiados em três trabalhos no início do mês na 2ª Amostra Estadual de Atenção Básica a Saúde da Família, agora foi a vez dos profissionais receberem uma singela homenagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pelo reconhecimento e incentivo ao trabalho desenvolvido.

Na manhã de hoje, dia 12, a equipe recebeu a visita da diretora de saúde da SMS, Mônica Sampaio, e da coordenadora da Rede de Atenção Básica, Maria da Natividade. A equipe foi presenteada com medalhas e uma placa comemorativa pelo desempenho e reconhecimento. “Esse é um trabalho que serve de orgulho e exemplo para toda rede, para que outros como esses continuem sendo desenvolvidos”, afirma a coordenadora da Rede de Atenção Básica da SMS, Maria da Natividade.

De acordo com a enfermeira da unidade, Maricelma Texeira, “o reconhecimento do trabalho serve como um incentivo, pois ajuda a consolidar ainda mais a defesa de um projeto que a gente acredita, que é o Projeto Saúde Todo Dia”, destaca.

A unidade apresentou três trabalhos na Mostra, sendo dois na área de enfermagem e um na área de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), este concorrendo com mais 18 de todo Estado. Na mostra, os agentes apresentaram um pouco do trabalho que é desenvolvido diariamente na comunidade na relação entre o homem e o meio-ambiente, mostrando como a preservação do meio ambiente interfere na saúde dos moradores.

O trabalho apresentado pela enfermeira Irene Alves de Deus, que teve como tema ´O enfermeiro reconstruindo a sua prática – Planejamento na administração e na assistência de enfermagem em uma micro-área de risco/ Aloque´, ganhou o prêmio na categoria profissional. Em seu trabalho, Irene fez um diagnóstico do Aloque através de reuniões com a comunidade para identificar as áreas de risco e colher dados em pesquisa de campo.

Na segunda etapa de seu trabalho, foi feita uma cartografia e traçados os pontos principais para atuação dos profissionais de saúde na região. A estratégia definida compreende desde consultas até praticas alternativas, como visitas domiciliares, reuniões de grupo com pacientes hipertensos e diabéticos e campanhas de combate ao tabagismo. Com o resultado, a enfermeira foi premiada com uma viagem para a cidade de Toronto, no Canadá.

Com o desenvolvimento das ações de atenção à saúde por ciclos de vida, ações de vigilância epidemiológica e de vigilância à saúde, trabalho junto à comunidade a partir da resolução de problemas de saúde no âmbito epidemias, através do atendimento domiciliar, mantendo a atenção integral à saúde voltada ao indivíduo no seu contexto familiar e social, proporcionou que na categoria ´Agentes Comunitários de Saúde´, a equipe de agentes comunitários de Aracaju, ficasse em primeiro lugar.

Caminhada Ecológica

De acordo com a gerente da unidade, Karine Garrido, os trabalhos premiados são desdobramentos de um projeto maior, que é realizado na comunidade da Jabotiana, com a já tradicional Caminhada Ecológica. Desde o ano de 2002 a unidade organiza essa grande caminhada ecológica mobilizando toda a comunidade para a importância do meio ambiente para a saúde dos moradores. Karine explica ainda que na elaboração do projeto as equipes levaram em conta um levantamento realizado através do reconhecimento da área e cadastramento das famílias, onde foram identificadas diversas situações de risco ambiental diretamente relacionadas aos problemas de saúde detectados no bairro. Segundo ela, doenças como dengue, leishimaniose cutânea, esquistossomose, e insuficiência respiratória aguda eram muito comuns entre a população local.

Karine Garrido explica ainda que com o desenvolvimento do projeto, pouco a pouco a realidade ambiental da Jabotiana começou a mudar. Através do trabalho de conscientização e mobilização, junto às escolas, ao Conselho Local de Saúde e à Associação de Moradores, algumas situações presenciadas anteriormente já não fazem mais parte do cenário local. O resultado foi a melhoria da saúde da população e a valorização dos espaços públicos. Segundo ela, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também teve um papel importante na redução dos índices, através da implantação da coleta seletiva de lixo no bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.