[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Começou na manhã desta segunda-feira, 7, o Curso de Atualização em Desinfecção e Esterilização de Materiais Hospitalares realizado pelo Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), em parceria com a Fundação Beneficência Hospital Cirurgia (FBHC). A capacitação está sendo ministrada por Fernando Bustamante, coordenador do Comitê de Esterilização da Associação Brasileira de Material Médico, Odontológico e Hospitalar (Abimo).

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde (MS) no ano passado, 59% das infecções hospitalares poderiam decrescer se todos lavassem as mãos. "Tenho um exemplo dessa prática em um hospital de São Paulo que instalou pias em cada enfermaria e desenvolveu uma campanha de conscientização junto aos funcionários, colocando como essencial a lavagem das mãos como primeiro procedimento e a troca das luvas de paciente para paciente. O resultado foi fantástico e tivemos uma diminuição enorme nos casos de infecção hospitalar", revela o instrutor.

Outro assunto abordado no curso foi a importância da limpeza dos materiais médicos, das áreas comuns e da Central de Material e Esterilização (CME) dos hospitais. De acordo com Bustamante, o ideal é fazer da limpeza uma arma contra a infecção, a começar pela higiene pessoal dos que trabalham na área de saúde, passando pelo processo de limpeza de todo o ambiente da CME e de desinfecção dos materiais à base de detergente enzimático até chegar à esterilização. "Em muito pouco tempo a autoclave, equipamento usado para esterilizar, deve se tornar um aparelho doméstico assim como o microondas em função das doenças globalizadas", disse o instrutor.

O curso de Desinfecção e Esterelização faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio, e é coordenado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Urgência de Sergipe. O SCIH vem desenvolvendo várias atividades sobre prevenção da infecção hospitalar.

De acordo com a médica Iza Lobo, coordenadora do setor, o objetivo é manter os servidores de saúde atualizados e trazer profissionais que contribuam para a capacitação, conscientização e modernização do hospital.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.