Profissionais do Abrigo Sorriso recebem capacitação do Projeto Casa da Criança
Os profissionais do Abrigo Sorriso, instituição vinculada à Fundação Renascer, que acolhe provisoriamente crianças de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social, participam nesta terça-feira, 22, de uma capacitação com a equipe do Projeto Casa da Criança. O curso vai até quarta-feira, 24.
O Projeto Casa da Criança é uma organização com reconhecimento Federal qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), e que defende os direitos das crianças e adolescentes em território nacional através de ações que vão desde reformas e construções a ações de interesse nacional que primam pela qualidade do atendimento, a exemplo do Programa Cia dos Anjos, que fortalece as unidades após as intervenções.
O Projeto está presente em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal, e atende a 33 instituições, beneficiando 20 mil crianças e jovens em todo o Brasil. A ação conta com a parceria de 30 mil empresas e mais de dois mil arquitetos, decoradores e artistas plásticos participam do processo multiplicador da Casa da Criança. De acordo com a integrante da coordenação do Projeto Casa da Criança em Sergipe, Mônica Dantas, a capacitação pretende mobilizar os técnicos do abrigo a realizar um trabalho mais humanizado.
“Inicialmente, as atividades do Projeto concentraram-se nas reformas físicas (arquitetônicas) das unidades. Sem dúvida essas transformações refletem diretamente na qualidade de vida dos envolvidos. Em 2003 o Projeto realizou a reforma do Abrigo Sorriso, por meio de parcerias do Estado. Nessa segunda etapa, vamos mobilizar os profissionais do abrigo e de outras áreas como da educação, saúde, cultura e lazer para participem do programa Cia dos Anjos. Junto com a Fundação Renascer, vamos fazer um trabalho de humanização dentro do abrigo”, explica Mônica.
Cia dos Anjos
A equipe do Projeto Casa da Criança identificou a necessidade de fortalecer o atendimento e a manutenção das unidades, pós-reforma. Foi então criado o Programa Cia dos Anjos, que visa contribuir com essas instituições com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento às crianças e adolescentes das unidades atendidas nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, arte e cultura, através de parcerias.
A diretora-presidente da Fundação Renascer, Antonia Menezes, destaca a importância do convênio firmado com o projeto Casa da Criança. “Há sete anos a Fundação Renascer fez um convênio com a Casa da Criança para a reforma do Abrigo Sorriso. A equipe do projeto nos procurou para apresentar a proposta da Companhia dos Anjos. Consideramos a experiência louvável. Hoje é nossa primeira capacitação, agora precisamos capacitar os profissionais para que atendam a demanda do programa”, destaca Antonia.
Abrigo Sorriso
O Abrigo Sorriso pode atender até 60 crianças com idades entre zero e sete anos. A unidade acolhe provisoriamente as crianças de ambos os sexos que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco ou abandono, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e pelos Conselhos Tutelares do Estado.
Os abrigados têm acesso ao ensino formal em escolas do município e participam de atividades de reforço escolar na unidade. Além disso, as crianças têm acesso a atendimento psicossocial e ações recreativas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Profissionais do Abrigo Sorriso recebem capacitação do Projeto Casa da Criança – A presidente da Fundação Renascer
- Antônia Menezes