[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Teve início na quinta-feira, 14, no auditório do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), o Encontro de Hemorrede de Sergipe. A iniciativa – voltada à atualização dos profissionais que atuam nas Agências Transfusionais (AT’s) – reuniu mais de 120 profissionais, entre técnicos, enfermeiros, biomédicos, médicos, entre outros. O evento prossegue nesta sexta-feira, 15.
 
De acordo com o diretor geral da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), Roberto Gurgel, o encontro faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) do Governo Federal. “O curso tem como meta promover a qualificação dos profissionais com a finalidade de prestar assistência hematológica e hemoterápica à rede de serviços de saúde”, explicou.
 
Os trabalhos do dia foram iniciados com a palestra da técnica da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde (MS), Vânia Melo. Na ocasião, ela abordou os principais pontos da legislação do sangue descritos na RDC 57/10 e na portaria 1353/11. “Essas legislações são as normas que orientam como devem ser feitos todos os procedimentos técnicos no hemocentro, da captação de doadores até a transfusão do sangue”, ressaltou.
 
Conforme a integrante do MS, Lidia Melo, o estudo aprofundado dos regulamentos técnicos dos procedimentos de hemoterapia é uma forma de preparar os profissionais que trabalham com o sangue. “Esse estudo garante a segurança do doador e do receptor”, acrescentou Lídia.
 
Atendimento

 
O gerente da Hemorrede do hemocentro de Sergipe, Weber Santana Teles, destacou a importância do trabalho realizado nas AT’s. “Nesse encontro buscamos ampliar os conhecimentos e a integração da toda a hemorrede para melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde”, enfatizou.
 
Na última palestra da manhã, a médica de saúde da família, Mariamalia Newton de Andrade, detalhou todas as etapas que antecedem a doação: Recepção, Cadastro, Pré-triagem, Triagem Clinica, Coleta do sangue total e por aférese. “Todos vocês conhecem um pouco dessas etapas, mas o mais é importante lembrar que todas as fases têm procedimentos técnicos que visam proteger o doador e o receptor”, advertiu Mariamalia.
 
Avaliação
 
Para os participantes do evento, o Encontro de Hemorrede proporciona um momento de atualização e novos conhecimentos. “Eu estou adorando porque estou tendo a oportunidade de conhecer mais a fundo as mudanças na legislação do sangue”, destacou a técnica da agência transfusional do Hospital Regional Drº. Pedro Garcia Moreno Filho, Gilsa Tavares dos Santos.
 
A técnica do Laboratório de Imunohematologia do Receptor, do Hemose, Paula Maria Lima Silva, relatou que o encontro promovido pelo Hemose faz com que os profissionais procurem cada vez ampliar os conhecimentos. “O trabalho realizado nos laboratórios e nas agências visa oferecer um sangue de qualidade para os usuários’, reforçou Paula.
 
Programação
 
No período da tarde, foram realizadas outras três palestras sobre os seguintes temas: Terapia Transfusional e Procedimentos Especiais; Transporte de Hemocomponentes e ISO 9000 no Sistema de Gestão de Qualidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.