Profissionais da PMA participam do 1º Curso de Economia e Turismo para Jornalistas
O curso foi ministrado pelo experiente profissional Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, professor da Fundação Getúlio Vargas/RJ, PhD em Administração e Negócios pela Universidade de Nottingham, mestre nas áreas de Administração e Turismo pela EBAPE-FGV, Universidade de Bournemouth (Reino Unido) e graduação em Economia pela UFF. Ele coordena o Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da FGV, responsável pelo Boletim de Desempenho Econômico do Turismo do MTur, tem ampla experiência como consultor de entidades internacionais, governos estaduais e municipais.
Outro expositor foi Edson Antunes Campos, diretor de Marketing da Embratur. Ele é responsável pela coordenação e criação do Plano Aquarela – Plano de Marketing Turístico Internacional – e por sua implementação. Edson Antunes é publicitário, com extensão em Marketing Político pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e extensão em Mídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi coordenador geral de publicidade da Prefeitura da cidade de São Paulo e exerceu cargos de planejamento e direção de campanhas políticas.
Os participantes também puderam contar com a palestra de Maria Cristina Massari – jornalista com MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento pela FGV-RJ. Ela é a atual editora do site Boa Viagem Online, do portal globo.com. Também já exerceu outras funções de reportagem e edição para o portal, sempre nas áreas de turismo, aviação e economia. Anteriormente foi repórter do caderno “Boa Viagem” do jornal O Globo, e do Caderno “Viagem” do Jornal do Brasil. Foi ainda colunista do site Concierge.com, ligado à revista Conde Nast Traveler, uma das principais publicações mundiais especializadas em turismo.
“Os conceitos básicos da economia e sua aplicação no setor de turismo”. Este foi o tema abordado pelo professor Luiz Gustavo. Já Edson Antunes Campos apresentou aos participantes o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional e a Marca Brasil, que representa a imagem do País e de seus principais atributos de exportação no exterior. Na oportunidade, o diretor de Marketing da Embratur entregou às autoridades do turismo do Estado uma réplica de uma das peças publicitárias do Plano Aquarela, que retrata a imagem do Cânion de Xingo, em Canindé do São Francisco. Este cartaz está sendo distribuído pela Embratur nas feiras internacionais. A diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, recebeu a homenagem em nome da Prefeitura de Aracaju.
Finalizando, Cristina Massari falou sobre as diversas maneiras de produção de matérias sobre as atividades turísticas com enfoque econômico e sites de consulta. O coordenador do curso e gerente de Comunicação da Embratur, Adrian Alexandre, agradeceu a participação de todos elogiando o número recorde de jornalistas presentes, em comparação com as outras oito capitais onde o evento foi realizado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Profissionais da PMA participam do 1º Curso de Economia e Turismo para Jornalistas – Fotos: Edinah Mary