Professores recebem novas informações sobre ‘Acelera’
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), está subsidiando com novas técnicas e informações os professores de educação das redes estadual e municipal que integram os programas de correção de fluxo do ensino fundamental, "Se Liga" e "Acelera". O objetivo é combater os principais problemas do sistema de ensino: baixos níveis de aprendizagem, repetência e a distorção idade-série.
Neste primeiro momento estão sendo atendidos os educadores que ensinam nas classes do "Acelera". Durante a segunda etapa serão capacitados os professores do "Se Liga". A capacitação, que teve início no último domingo, 6, prossegue até segunda-feira, dia 14, nos hotéis Parque das Águas e Real, na Orla de Atalaia.
De acordo com o Instituto Ayrton Senna, o Brasil tem 12 milhões de crianças e jovens que não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. "O ‘Acelera’ está ajudando a mudar essa realidade, dando a milhares de alunos a oportunidade de aprender e a passar de ano", disse a representante do IAS na capacitação, Nelma Batista da Silva. O programa é adotado como política pública em cinco estados brasileiros, Goiás, Pernambuco, Tocantins, Paraíba e Sergipe. No "Acelera", os alunos lêem em média 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem em média dois livros ao ano.
"Com as capacitações os professores ficam ainda mais motivados. É um momento de inovar as técnicas pedagógicas para ofertar aos alunos", disse a coordenadora estadual dos programas, professora Maria Adélia Cruz. Ela informou que a Secretaria de Educação quer alcançar 100% de alfabetização e de aceleração dos estudos na rede pública de ensino.
Aprovação
A professora Sofia Teles dá aulas para uma turma de alunos na Escola Estadual Rodrigues Dórea, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. Com 28 anos de experiência profissional, Sofia achava que sabia tudo sobre sala de aula. Segundo ela, a primeira capacitação do "Acelera", mudou sua concepção. Hoje se mostra apaixonada pelo projeto e pretende levar esse ensinamento para quando voltar a conviver com alunos do ensino regular.
Ela explicou que as mudanças começaram a acontecer com o acolhimento feito no primeiro contato. "Ali eles perceberam que algo estava mudando, que seriam notados um a um. Também entenderam que não dava mais para faltar às aulas, porque compreenderam que a presença deles era importante", disse Sofia.
Professora da Escola Municipal Dr. João Garcez, em Sobrado, Nossa Senhora do Socorro, Verbênia Santana Neves é hoje uma profissional realizada. Ela disse que vê o programa também como uma oportunidade de repensar a sua condição enquanto educadora. Para ela, o motivo de sua realização é a conquista de cada aluno. "Tive um aluno que estava sendo excluído pela turma. Tinha 12 anos, não sabia ler nem escrever. Com a implantação do programa ele se tornou o melhor aluno da sala, saindo da 3ª série para a 6ª série", relatou Verbênia.
As experiências alcançadas pelo programa "Acelera" também são consideradas positivas pelos coordenadores regionais. A professora Elizabeth dos Santos é responsável pelo programa nas escolas estaduais localizadas nos municípios da região sul do estado. Ela garante que houve melhorias nos mais variados pontos e destacou o comportamento dos alunos como um dos mais visíveis. "Quando o professor percebe o diferencial, seu trabalho é fortalecido", ressaltou a coordenadora.
A professora Marta Maria de Oliveira é uma das supervisoras. Ela acompanha o trabalho do professor, faz visitas semanais, trabalha com planejamento quinzenal e leva as novas estratégias para facilitar o andamento das aulas. A supervisora valorizou a equipe de educadores que está atuando nos programas. Segundo ela, os professores atendem aos critérios do Instituto Ayrton Senna e da Secretaria de Educação, fator que está contribuindo para alcançar as metas propostas.
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