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Os professores alfabetizadores participaram na manhã desta terça-feira, 17, do I Seminário Alfabetização e Letramento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Esse seminário é a culminância do Curso de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e foi realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José de Figueiredo Barreto.
 
Durante o evento, os alfabetizadores puderam mostrar as atividades que desenvolveram no processo de capacitação.  Iniciado no dia 6 de junho, com uma carga horária de 120 horas, a formação do PNAIC foi finalizada no último dia 14 de dezembro, e durante o curso, os alfabetizadores tiveram encontros presenciais e aprenderam conteúdos de linguagens voltados para a alfabetização de crianças.

O curso foi ministrado em seis polos da rede estadual, distribuídos nas Diretorias Regionais de Educação 2, 3, 6, 9, 8 e 10, totalizando 470 professores alfabetizadores cursistas.

Em Sergipe, o PNAIC abrange 246 escolas em 65 municípios. O programa é voltado para os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças entre 6 e 8 anos de idade, até o ano de 2016.

De acordo com a coordenadora estadual do PNAIC, Josefa dos Santos, este é de fundamental importância tanto para os alunos que são alfabetizados, quanto para os professores.

“O pacto é uma ação governamental que chegou na hora certa, pois o nosso Brasil tem um déficit de analfabetismo muito alto. E o pacto contempla também a formação do professor, uma vez que em sua formação na vida acadêmica, muitas vezes, o docente não recebeu os devidos conteúdos e habilidades para trabalhar com a alfabetização”, explicou.

Curso de formação

Os professores alfabetizadores elogiaram bastante o curso de formação do qual eles puderam participar pelo PNAIC. Foi o caso de Simone Gomes de Andrade Almeida, que trabalha no município de Nossa Senhora do Socorro. Para ela, a formação deu uma nova perspectiva para o trabalho da alfabetização. “Vejo essa formação de uma maneira muito proveitosa e colaborativa para a nossa didática em sala de aula. Isso nos ajudou muito, abriu nossa visão, e os acervos e materiais didáticos que estão chegando às escolas foram muito bem trabalhados e apresentados no curso. A proposta do pacto foi muito bem abordada e aceita pela nossa turma”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada pela sua colega Édina Getúlia Barreto Bueno, que disse ter gostado do material pedagógico utilizado durante o curso. “O PNAIC veio acrescentar muito na formação dos professores porque ele vem trabalhando muito a leitura e a interpretação de textos. Ele traz também para a gente um material maravilhoso, e a participação do MEC junto às escolas veio acrescentar muito e enriquecer o nosso trabalho no dia a dia”, afirmou.

Já a professora Sandra Idalino, que ensina em São Cristóvão, destacou que o curso trouxe novidades para serem trabalhadas em sala de aula. “A formação foi importante na parte pedagógica, porque as ideias foram muito inovadoras em relação à prática da leitura, da oralidade e da produção de texto. E essas modalidades são as norteadoras da nossa prática, porque a gente precisa sempre de novidades, e os alunos pedem isso”, declarou.

O professor Pedro Vieira dos Santos, que ministra aula na Escola Rural do Povoado Cabrita, em São Cristóvão, disse ter aprendido bastante na formação. “Aprendi coisas novas nesse curso e acho de fundamental necessidade continuar esse projeto. Agora todos teremos melhores condições para alfabetizar as crianças”, disse.

PNAIC 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios, no sentido de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do Pacto constituem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações e gestão; controle social e mobilização.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática e realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. No caso dos estados, estes se comprometem a apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto para sua efetiva implementação.

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