[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em continuidade ao programa Horas de Estudo, aconteceu ontem, dia 19, a segunda fase do “Curso de Capacitação em Prevenção às DST/AIDS, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com as coordenações Municipal e Estadual de DST/ Aids. O curso tem como público-alvo os professores de Ciências da rede municipal de ensino.

Durante todo o dia o curso foi realizado no Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos Prof º Fernando Lins de Carvalho (Cemarh), no bairro Siqueira Campos. A finalidade foi capacitar os professores da rede municipal de ensino para que possam trabalhar com os alunos a questão da sexualidade na adolescência, bem como os conflitos existentes e a prevenção das DST/Aids.

A palestra ministrada pela assistente social da Secretaria de Saúde do Estado, Conceição Costa, teve como tema “Sexualidade e Adolescência”. No primeiro momento os professores fizeram uma dinâmica com pintura em cartazes envolvendo a questão dos gêneros, as mudanças que ocorrem no corpo dos adolescentes; a sexualidade dentro do contexto da história e da religião, do tempo, como a sexualidade é encarada nos dias de hoje, os preconceitos existentes dentro deste contexto, bem como a cultura e a identidade sexual.

Depois da dinâmica os professores apresentaram seus cartazes e debateram a questão do comportamento sexual dos alunos.

Conceição Costa afirmou que é muito importante transmitir informações para os alunos a respeito da sexualidade. “Estamos vivendo em uma época em que as pessoas discriminam a sexualidade, e a escola é um meio de formar o cidadão para aprender a respeitar as pessoas, principalmente no que diz respeito à homosexualidade”, ressaltou.

Também foi abordada a questão do “Uso Indevido de Drogas e Redução de Danos”. O palestrante José Augusto tratou da questão da droga, antes vista como repressão e hoje é como problema de saúde pública.

Na próxima quarta-feira, 26, o curso abordará a questão da “Vulnerabilidade e Prevenção das DST/Aids” e a questão da “Aids na Escola /Planejamento das ações nas escolas municipais de Aracaju”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.