Professores participam de curso de informática para atender aos alunos especiais
Professores, coordenadores e pedagogos que trabalham em salas multifuncionais com alunos com necessidades especiais estão participando do curso de informática. Promovido pelo MEC, através do Programa de Informática na Educação Especial (Proinesp), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), através da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), o curso teve início nesta terça-feira, 8, e se estenderá até a próxima quinta-feira, 10. As aulas estão acontecendo na sede da Dite.
Estão participando 27 professores que estão recebendo aulas sobre Word, Excel e o sistema educacional Holos. “Esse curso visa permitir que o professor tenha autonomia para atender ao aluno com deficiência visual, auditiva e intelectual. A procura está sendo muito grande, e os educadores estão ávidos pelo conhecimento”, disse a coordenadora, Jean Angélica Santos Coutinho.
Segundo o ministrante do curso, Lucas Aribé, as aulas vão ser de fundamental importância para a melhoria da educação inclusiva. “O número de alunos com deficiência que está buscando a educação vem crescendo muito nos últimos anos, e os professores precisam ter esse conhecimento para melhor atendê-los. É importante que esses alunos possam estar inclusos em sala de aula, fazendo todas as atividades com os demais colegas”, afirmou.
Benefícios
Os educadores ressaltaram os benefícios que o curso traz para o trabalho deles. “Esse curso vai facilitar para que nós possamos trabalhar melhor a aprendizagem dos alunos, principalmente na parte cognitiva”, disse Edileuza Lessa dos Santos Feitosa, que é professora de matemática no Caic Jornalista Joel Silveira, em Nossa Senhora do Socorro.
Já Maria Rosa Neta Santos, professora do Colégio Estadual João Dias Guimarães, no município de São Francisco, disse que todos saem ganhando. “Vejo esse curso como uma grande utilidade na sala de aula, principalmente na sala multifuncional, que atende aos alunos com deficiências. Eles necessitam de um atendimento educacional especializado, e a Dite está nos oferecendo esses recursos. Nós só temos a ganhar e os alunos também”, disse.
Quem também elogiou foi a professora Maria dos Santos de Carvalho, da Escola Estadual Fausto Cardoso, em Simão Dias. “Eu trabalho em laboratório de informática e lá recebo alunos de todos os tipos. Por isso, esse curso está sendo muito proveitoso e benéfico para poder passar esses conhecimentos aos nossos alunos em sala de aula”, explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Professores participam de curso de informática para atender aos alunos especiais – Fotos: Wandycler Júnior/Seed