[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de dois mil professores participaram da solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe, apresentado pelo governador Marcelo Déda nesta quarta-feira, 25, no Hotel Parque dos Coqueiros. Eles ficaram entusiasmados com esse Plano, que tem a proposta de dar um novo rumo à educação sergipana. Estudantes também acompanharam o lançamento, alimentando a esperança de que a qualidade da educação de Sergipe vai melhorar e entrar numa nova fase. O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou da solenidade e apresentou as ações do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE).

A coordenadora da Escola Estadual General Valadão, Venância Moreira, afirmou que o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) é a prova de que o Governo do Estado está vendo a educação sob a ótica do professor. "Nesse momento, a educação sergipana está seguindo pelo caminho certo. O primeiro passo é a estruturação da educação e, a partir daí, teremos cidadania", ressaltou. Para a coordenadora do Colégio Estadual Albano Franco, professora Givalda de Jesus, o plano é muito positivo. "Se for realmente aplicado fará com que Sergipe seja um Estado de referência educacional no país".

Plano sustentável

De acordo com a professora de português do Colégio Estadual São Francisco de Assis, em Canhoba, Iara Porto, o Plano é viável e sustentável. "Nos anos anteriores o que existia eram apenas pacotes educacionais de médio prazo. Com essa ação haverá um resgate imensurável na qualidade do ensino sergipano".

A coordenadora da Escola Estadual José Alencar Cardoso, no conjunto Bugio, Maria de Lourdes da Silva, disse que esse plano mostra como a educação deve caminhar. "A visão do governo em centrar na aprendizagem do aluno é excelente e fundamental na preparação deles para a vida. A escola pública estava precisando de um plano como esse".

O professor de inglês Almir Pinto de Melo, do Colégio Estadual Costa e Silva, acrescenta: "Esse plano contempla todas as categorias do sistema educacional. Isso era o que estávamos precisando".

Mudança na educação

Edileuba Solange de Melo, diretora da Escola de Educação Especial João Cardoso Nascimento Júnior, também elogiou o plano. "Tenho certeza de que vai melhorar o sistema educacional no Estado, principalmente no eixo da educação especial". A professora Maria Leda de Oliveira Santos, da Escola Estadual Airton Teles, localizada em Itabaiana, afirmou que o PDE de Sergipe é uma "ferramenta importantíssima para o sucesso da educação do Estado. O sucesso só depende de cada um dos envolvidos".

A coordenadora da Escola Estadual Josefina Leite Campos, do município de Pedrinhas, Joselice Santana Freitas disse que o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe é valioso. "Se for seguido, conseguiremos uma educação cada vez melhor e, assim, o nosso aluno será vitorioso".

Para Teresa Cariri, do Colégio Estadual Amaral Lemos, em Pirambu, o PDE é uma alternativa para reverter o quadro atual da escola pública. "A necessidade de uma ação como essa já vem sendo discutida há anos, mas só agora, com essa gestão, tornou-se possível. Isso significa mudança da educação como um todo".

Estudantes acreditam na melhoria da educação

Os estudantes que assistiram ao lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe (PDE) pelo governador Marcelo Déda, acreditam que a qualidade da educação de Sergipe vai melhorar e entrar numa nova fase quando as ações educativas forem operacionalizadas. 

A estudante Luana Oliveira, de 17 anos, do Colégio Murilo Braga, em Itabaiana, considerou o PDE um "bom projeto". Ela disse que o plano vai desenvolver o aprendizado dos alunos e melhorar a qualidade do ensino. Matias Querino, 16, do Colégio Gonçalo Rolemberg Leite, em Aracaju, afirmou: "O Plano é maravilhoso para educação e vai melhorar bastante o ensino".

Douglas Lima, de 15 anos, da escola Gonçalo Rolemberg Leite, disse que os planos de Desenvolvimento da Educação Nacional e de Sergipe são um favorecimento pra a educação do país. "Com o novo governo e a criação de novos planos, temos o direito de complementar mais a educação estudantil, ao abranger as escolas rurais e municipais. O PDE será um grande desenvolvimento para o país".

Jonatas Santos, de 15 anos, da Escola Paulo Costa, destacou que o PDE vai levar melhorias para as escolas e para os projetos de informáticas, abrindo os caminhos para os estudantes. "Vamos ter bibliotecas e mais livros, o que é de grande importância".

Diego dos Santos Silva, 14, do Colégio Estadual Jose de Matos Teles, em Japaratuba, afirmou que o Plano de Desenvolvimento da Educação vai levar várias informações para melhorar as escolas, principalmente as rurais. "O laboratório de informática vai ser bom, porque os alunos das escolas rurais vão conhecer várias coisas através da internet. Mexendo no computador, eles vão obter um conhecimento geral das informações".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.