Professores e alunos participam da segunda etapa do I Torneio de Matemática
A segunda etapa do I Torneio de Matemática reuniu 46 equipes de alunos e 14 equipes de professores da rede estadual de ensino, na manhã desta quarta-feira, 14. O evento foi realizado no Clube dos Trabalhadores e é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Universidade Tiradentes (Unit).
Nessa segunda etapa, os professores tiveram o papel de elaboradores de questões, enquanto os alunos responderam aos itens. De acordo com uma das organizadoras do torneio e coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA), professora Joniely Cheyenne Cruz, cada equipe de professores está elaborando cinco questões, e os alunos responderam a oito itens de matemática. As questões são todas referentes ao nono ano do ensino fundamental, na perspectiva da Prova Brasil.
“É uma forma de estimular os alunos, trabalhar uma temática diferenciada da que eles veem em sala de aula, com questões contextualizadas. São itens que instigam e levam em conta a realidade deles. É uma forma também de o professor visualizar uma outra forma de elaborar itens, numa perspectiva dinâmica e mais atrativa, e tendo muito a ver com que o ENEM vem trazendo de transformação para a sociedade”, explicou.
Participação
Os alunos e professores não esconderam a satisfação em participar do torneio. Foi o caso de Soeli da Silva, que é docente da Escola Estadual Professora Josefa Marques, em Poço Redondo. “Esse torneio vem sensibilizar e encaminhar os professores e alunos para o tipo de problema que vem nas questões do ENEM. É importante trabalhar os conteúdos de matemática conforme eles aparecem no cotidiano dos alunos”, disse.
Já o aluno Flávio Marcelo Sara Conceição, do Colégio Estadual Cleonice Soares Fonseca, em Boquim, participou e disse ter achado essa etapa mais difícil do que a primeira. “Achei um pouco mais complicado do que na primeira fase. Matemática a gente vê em vários locais. É uma das disciplinas que mais se precisa saber para se viver. Acho que essa competição nos incentiva mais a estudar”, afirmou.
A mesma opinião teve o seu colega Bruno Silva Mendonça. “Achei interessante porque vamos adquirindo mais conhecimentos, vamos aprendendo cada vez mais. Tenho me preparado bastante”, disse.
Cleidiane Santos, do Colégio Estadual Deputado Raimundo Lima Vieira, em Itabaianinha, também participou da competição e elogiou bastante a iniciativa. “Foi bem legal, achei até mais fácil do que a primeira etapa. É um torneio que vai nos ajudar a prender mais, para que possamos responder melhor aos exames”, declarou.
Já o professor Alcides Prado, do Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, em São Cristóvão, disse que “esse torneio é bom para os professores se atualizarem e para criar nos alunos um maior interesse pela matemática. Esse interesse, com certeza, irá se disseminar por outros estudantes”.
Etapas
O torneio é dividido em quatro etapas. A segunda etapa, que ocorre nesta quarta-feira, é para a categoria B, voltada para os professores, e também haverá a etapa classificatória para os alunos. A primeira seletiva, que aconteceu no mês de julho, foi para a categoria A, destinada aos alunos. A semifinal acontecerá no dia 11 de setembro, e a final ocorrerá no dia 9 de outubro para professores e alunos.
Método
Alunos de todas as diretorias regionais de educação participam desse grande evento de matemática. Os estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental foram distribuídos em 116 equipes com quatro componentes, que resolveram questões focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA), professora Joniely Cheyenne Cruz, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA), afirmou que o Torneio de Educação Matemática contribui para a formação dos professores que participaram de oficinas de elaboração de itens na perspectiva da TRI. Ela acrescentou ainda que o evento irá auxiliar o professor no repensar da sua prática avaliativa cotidiana.
“Trabalhar em sala de aula para que o aluno fique familiarizado com esse tipo de avaliação utilizado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fundamental para o bom resultado do estudante na seleção para a Universidade Federal de Sergipe (UFS)”, disse Joniely Cruz.
Premiação
Serão premiados com tablet, smartphone e máquina fotográfica os alunos e professores que conquistarem os primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Os alunos que conquistarem o quarto e o quinto lugares ganharão jogos educativos.
- Professores e alunos participam da segunda etapa do I Torneio de Matemática – Fotos: Eugênio Barreto/Seed