Professores e alunos destacam importância do mapa territorial de Sergipe
Os alunos do professor Rodolfo Siqueira foram os primeiros a chegar no estande da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), montado na Praça da Matriz de Simão Dias, e com um único objetivo: conhecer a nova divisão territorial de Sergipe. Todas os olhares dos 40 estudantes, acompanhados pelo professor, foram voltados para o Mapa Territorial que retrata a composição dos oito Territórios do Estado.
"Esse tipo de evento é de extrema importância no âmbito escolar, já que esses alunos são multiplicadores de informação", disse Rodolfo Siqueira, que leciona para quatro turmas do ensino fundamental da Escola estadual Carmem do Prado Dantas Amaral. Ele se referiu ao Sergipe de Todos, realizado na sexta-feira, 6, e no sábado, 7, pelo Governo do Estado.
Foi com esse mesmo objetivo que a professora Cristiane Freitas planejou uma aula diferente para os seus 42 alunos da 2ª e 4ª séries do ensino fundamental. No estande da Seplan, os estudantes receberam explicação sobre os territórios e a localização dos municípios dentro da territorialização. "Quando consideramos o acesso cada vez maior às informações, podemos perceber a importância que os mapas têm nos dias de hoje. Os mapas representam e sintetizam informações históricas, políticas, a exemplo da nova divisão de Sergipe", afirmou a professora.
"Agora sei que Simão Dias fica no Território centro-sul de Sergipe", disse Ana Cristina, aluna do Colégio Pierry Freitas e integrante da turma da professora Cristiane Freitas.
Além dos mapas territoriais, o Programa Casa Nova, Vida Nova foi outro produto que atraiu muitos visitantes para o estande. "As pessoas querem conhecer mais sobre a política habitacional do Governo e querem saber, principalmente de que forma seus respectivos municípios estão inteirados sobre o processo", disse Elizabeth Garcia de Mattos, coordenadora do Sergipe de Todos pela Seplan.
APL
Empresários de micro e pequenos empreendimentos inseridos no projeto de Arranjos Produtivos Locais (APL’s) que também visitaram o estande da Seplan receberam dos técnicos da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) esclarecimentos e orientações sobre o assunto. Diante da importância dos APL’s a orientação técnica terá continuidade após o encerramento da programação do Sergipe de Todos em Simão Dias.
"Vamos definir uma data para ampliar as discussões", disse Marcos Vinícius Castañeda, diretor da Supes, que vai ministrar um curso para as comunidades rurais e empreendedores do município. "Vamos abordar alguns conteúdos como estruturação e elaboração de projetos; introdução de receitas e custos de projeto e análise de resultados do fluxo de caixa", explicou Marcos Vinícius.
O Sergipe de Todos é um projeto do Governo do Estado que objetiva oferecer à comunidade acesso a serviços e informações ofertados por suas secretarias e órgãos. As primeiras três edições do evento foram realizadas em Nossa Senhora da Glória, Propriá e Itabaiana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]