[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED), continua capacitando multiplicadores no combate à dengue através do Projeto Educasaúde, voltado para professores e alunos da Rede Estadual de Ensino das Diretorias Regionais de Educação (DRE). Na tarde de quarta-feira, 14, o treinamento aconteceu no auditório do Fórum Ministro Heitor de Souza, em Estância.

Participaram do treinamento mais de 120 pessoas, representantes de oito escolas estaduais de Estância e quatro da Diretoria Regional (cidades de Pedrinhas, Cristinápolis, Arauá e Umbaúba). A capacitação foi ministrada por Sidney Sá, gerente de Antropozoonoses da Vigilância Epidemiológica da SES. Ela apresentou como se transmite a doença, quais as formas de prevenção, como é feito o tratamento, respondeu aos vários questionamentos feitos principalmente pelos estudantes e mostrou um vídeo sobre a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo Márcia Silva, técnica da DRE-1, a parceria entre Saúde e Educação é fundamental. "Com a participação das escolas, a gente atinge mais a comunidade porque o aluno repassa o que sabe para as pessoas ao seu redor. A parceria com a saúde é importantíssima para aprofundar o conhecimento dos professores. Acho que é uma união perfeita", disse Márcia, acrescentando que dois colégios de Estância já trabalham desde a última sexta-feira, 9, com um projeto de conscientização sobre os criadouros do mosquito transmissor da dengue.
 
Experiência

Alguns alunos do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, de Estância, encontraram um foco do mosquito na escola e fizeram uma experiência. Eles conservaram as larvas e as pupas do Aedes Aegypti e, em três dias, observaram que eles já estavam na fase adulta, ou seja, já tinham virado mosquito.

"Nessa escola já havia um trabalho de campo, então a capacitação é muito válida porque faz com que as pessoas tenham ainda mais curiosidade e percebam, como eles mesmos disseram, que um mosquitinho tão pequeno pode até matar", refletiu Sidney Sá.

Mobilização

Desde a última sexta-feira, 9, estão sendo realizadas 10 oficinas de capacitação nas Diretorias Regionais de Educação. Os cursos vão até 16 de maio. No dia 30, haverá uma grande mobilização da Saúde e Educação: a Brigada contra a Dengue. A iniciativa vai levar milhares de alunos e professores da rede estadual de ensino às ruas para alertar a população sobre o cuidado constante com os focos de dengue.

A coordenadora de Comunicação da Secretaria da Saúde, Nadja Araújo, convidou a todos para o dia de mobilização. "Neste dia não haverá aula, todos os estudantes e professores deverão ir às ruas, visitar as casas para falar dos cuidados com a dengue. A SES vai dar suporte com folders, cartazes e orientações, mas os estudantes podem usar a criatividade, vestir-se de mosquito para chamar a atenção, fazer cartazes, passeatas, entre outras coisas. O importante é alertar a população para que não ocorra outra epidemia no Estado", convocou Nadja.

Próximas capacitações

Dia 15/5 – DRE 8 (Nossa Senhora do Socorro), das 9h às 12h – Biblioteca Epifânio Dórea (Aracaju) – 68 escolas

Dia 15/5 – DRE 7 (Porto da Folha), das 9h às 12h, 16 escolas

Dia 16/5 – DRE 5 (Nossa Senhora das Dores), das 14h às 17h, auditório da DRE, sete escolas

Dia 16/5 – DRE 9 (Nossa Senhora da Glória), das 9h às 12h, 16 escolas

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.