Professores e acadêmicos participam do XII Encontro Estadual de Educação Física
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação Física (DEF), realizou na manhã desta sexta-feira, 14, a abertura do XII Encontro Estadual de Educação Física, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). Cerca de 300 professores e acadêmicos de educação física participaram do evento, que teve como tema “A obrigatoriedade da educação física nas escolas: dos aspectos legais à práxis pedagógica”.
A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Pereira Araújo, representou o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e destacou a importância da disciplina nas unidades de ensino. “A educação física nas escolas pode oferecer uma grande colaboração no processo formativo dos nossos alunos e o resultado será mais bem aproveitado se as experiências forem relacionadas ao projeto pedagógico da escola. As formações criam uma oportunidade para qualificar a intervenção dos professores no cotidiano educativo e como consequência melhorar a qualidade do ensino”, afirmou Hortência.
O encontro segue até o dia 22 e contará com seis cursos de formação em esportes como handebol, dança e ginástica artística, voleibol, atividades esportivas para pessoas com deficiência física, regulamentos e gestão de eventos esportivos e iniciação ao badminton. Cada curso terá a carga horária de 20 horas/aula. A diretora do DEF, Maria Auxiliadora Pires, explicou que as inscrições continuam abertas, e os interessados devem se inscrever na sede do DEF.
Ela explicou que o encontro serve como um momento de interação entre os profissionais. “Buscamos garantir aos docentes a oportunidade de ampliar os conhecimentos e a troca de experiências durante os cursos oferecidos. As temáticas abordadas promovem o desenvolvimento dos projetos esportivos de base nas escolas públicas, o que gera a participação do nosso alunado em eventos como os Jogos da Primavera, que já estão na cultura esportiva do nosso estado”, disse.
Palestra
Durante a abertura do XII Encontro Estadual de Educação Física, os profissionais assistiram à palestra com o tema “A obrigatoriedade da educação física nas escolas: uma análise dos aspectos fundamentais da legislação”, proferida pela presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Eliane Passos Santana. “O eixo principal desse tema é a legislação e faremos abordagem a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa discussão é uma forma de a gente mostrar como a legislação é cumprida e como a escola fez uso da sua autonomia para regulamentar a oferta da educação física”, disse.
A abertura contou também com a presença do presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF-BA/SE), Gilson Dórea, que destacou a importância do evento. “Este é um momento ímpar no qual os professores se reúnem para discutir a sua práxis, através de um tema importante que diz respeito à fundamentação jurídica e pareceres que dão suporte à educação física nas escolas”, afirmou.
Integração
Os profissionais de educação física que participaram da abertura do encontro destacaram a oportunidade de integração e troca de experiências entre eles. “Esse é um momento de integração dos professores, uma oportunidade de discutirmos os temas e os problemas mais emergentes da nossa área de ensino, como componente curricular”, disse a professora de educação física Marília Rafael Tavares da Silva.
O professor César Santana, que atua na Escola Estadual Felisberto Freire, mostrou-se satisfeito com o evento. “Esse encontro vem nos subsidiar com novas práticas e trazer conteúdos novos, além de nos dar a oportunidade de debater com os palestrantes sobre o que a gente vivencia nas escolas”, afirmou.
Já o professor Roberto de Oliveira Lima, que ensina educação física na Escola Estadual General Siqueira Campos, ressaltou que o encontro traz aos profissionais a oportunidade de eles se atualizarem. “A nossa prática precisa ser sempre renovada. Os esportes têm uma evolução, e de um ano para outro já existem diferenciações e modificação de regras, por isso é preciso a gente acompanhar essas mudanças”, explicou.
A professora Érica de Oliveira Santos, da Escola Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, lembrou que “é importante estar discutindo essas questões, porque a educação física enquanto componente curricular na escola, ainda sofre muita rejeição de outros profissionais, que não veem a disciplina integrada à escola”.
Programação
Além da abertura, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14, o encontro contará com uma programação de cursos que serão realizados no Centro de Qualificação Profissional (CQP), nos turnos da manhã e da tarde. Nos dias 18 e 19, haverá o curso de Handebol, em que serão abordados os aspectos técnicos e táticos para projetos de iniciação esportiva. Também nesses mesmos dias será realizado o curso de Códigos, Regulamentos e Gestão de Eventos Esportivos, com o tema “Uma análise geral dos aspectos táticos”.
Já nos dias 18 e 20, haverá o curso de Dança e Ginástica Artística, em que serão abordadas noções básicas para o desenvolvimento de projetos. Nos dias 20 e 21 serão realizados três cursos: Atividades Esportivas para Pessoas com Deficiência; Voleibol; e Iniciação ao Badminton. Todos os cursos serão realizados no CQC, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Professores e acadêmicos participam do XII Encontro Estadual de Educação Física – Fotos: Wandycler Júnior/Seed