[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cerca de 100 profissionais de ensino da rede municipal de Aracaju se reuniram durante todo o dia de ontem, 3, no auditório da Sociedade Semear, na rua Vila Cristina, para a realização do programa de capacitação promovido pelo projeto “Energia de um Sonho”, parte integrante das comemorações dos 50 anos de atividades da Petrobras. A capacitação incluiu a distribuição de kits pedagógicos, contendo dois módulos elaborados pelos técnicos da Organização Não Governamental Ecoar (ONG Ecoar), e um encontro voltado para a discussão e o esclarecimento do conteúdo apresentado nesse material didático.

Promovendo um abrangente conhecimento da história da energia no mundo, além de uma maior compreensão do meio ambiente em geral, e agregando um guia de atividades que podem ser desenvolvidas livremente pelo educador, seja em exercícios de sala de aula ou como suporte para trabalhos extraclasse, os módulos fornecidos pelo projeto primam por sensibilizar a população sobre as questões de responsabilidade social e ambiental. “A Petrobras fez o diagnóstico de uma situação e acabou por perceber que o público jovem não conhece a empresa realmente”, declarou a engenheira Florestal e educadora Ambiental da Ong Ecoar, Christianne Godoy. “Então, quando a Petrobras pensou na exposição, ela também se preocupou em encontrar um meio de incentivar esse público jovem, seja de ensino médio ou fundamental, a participar mais efetivamente desse trabalho que está sendo desenvolvido e a ter uma maior consciência das atividades realizadas pela empresa no Brasil”, explicou.

Segundo a engenheira Agrônoma e educadora Ambiental da Ong Ecoar, Mariana Duarte, o apoio encontrado em Aracaju, especialmente pela Sociedade Semear e pela representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na articulação do evento, Fátima Maynard, foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho. “De São Paulo nós entramos em contato com as Secretarias de Educação do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju e elas se tornaram nossas parceiras ao se encarregarem de entrar em contato com os professores e mobilizarem a participação deles em nossos encontros”, relatou. “O apoio e o incentivo aqui foi muito grande. Para a gente, isso foi muito gratificante, assim como poder notar que os professores estão realmente interessados. Quando elaboramos esse material, nós pensamos nos professores que mais gostávamos. Então, é bom ver um grupo de professores abertos a novas experiências”, disse.

Os encontros foram realizados durante os dois primeiros turnos diários. E como sempre é necessário informar à população sobre as atividades realizadas em seu estado, os participantes também assistiram a palestra “O Meio Ambiente e a Petrobras em Sergipe”, do geólogo Ismael Quirino Trindade. “A palestra enfatiza as ações ambientais envolvidas nesse contexto; a ação da Petrobras na diminuição dos riscos de desastres ambientais e o investimento da empresa na modernização de equipamentos para que transformasse esses riscos em mínimos, o que está ligado à um aspecto importante que é a contribuição da Petrobras para o desenvolvimento local”, explicou.

Energia de Um Sonho

O projeto “Energia de Um Sonho” é uma grande exposição itinerante que conta a história da Petrobras. Numa estrutura inflável, de aproximadamente 1.200 m², localizada ao lado do Shopping Riomar, o público convidado a visitar gratuitamente terá a oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado pela empresa durante os últimos 50 anos. A exposição acontecerá no período de 5 a 20 deste mês.

No período de 15 a 26 de março, durante os turnos da manhã, tarde e noite, será a vez dos alunos da rede municipal visitarem a exposição. Quarenta e cinco alunos de cada escola de ensino fundamental, acompanhados de seus professores, serão conduzidos pelo ônibus cedido pela Semed ao complexo itinerante de conhecimento e diversão da Petrobras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.