Professores da rede municipal discutem educação infantil
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os professores da rede municipal de ensino participam desde o último dia 01, no Cemarh – Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos -, do Curso de Atualização em Educação Infantil. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed -Secretaria Municipal de Educação -, acontece até o próximo dia 12 e conta com a participação de 50 profissionais que atuam na educação infantil da rede.
Intitulado “O espaço e o tempo didático em creches e pré-escolas por uma prática de respeito aos direitos da criança”, o curso é ministrado pela professora da Universidade Federal de Sergipe e doutoranda da
Universidade Fluminense, Maria Cristina Martins, e tem o objetivo de
refletir com os professores de Educação Infantil sobre o ambiente pedagógico de creches como aspecto importante na construção de práticas que atendam ao direito da criança de ter uma escola de qualidade.
Segundo Maria Cristina, o curso oferece aos educadores a reflexão teórica e a prática dos conhecimentos e assuntos discutidos durante as aulas. “O curso se divide em duas etapas: o debate, onde os professores discutem diversas questões relacionadas à sala de aula e ao seu comportamento diante da criança, e a prática na qual as oficinas dão o suporte para que estes profissionais vivenciem os novos conhecimentos”, afirmou.
A professora Isabel Moraes observou que a sua participação no curso de atualização é válida, pois está adquirindo novos conceitos que serão inseridos na sua sala de aula. “Estamos aprendendo como oferecer às crianças melhor desenvolvimento pedagógico através do espaço físico da sala. Antes trabalhávamos de forma tradicional, agora nos baseando na teoria do construtivismo faremos uma análise de como distribuir as carteiras e os materiais escolares para que os alunos tenham autonomia durante as atividades”, disse.
Conforme a professora Maria Goretti Moraes Souza algumas dúvidas foram esclarecidas durante o curso. “Concluímos que devemos disponibilizar todo o material pedagógico com o objetivo de despertar na criança o prazer de aprender. Dessa forma, ela terá mais liberdade e conseqüentemente interesse nos trabalhos na sala de aula”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do curso, Rosa Cristina Ettinger, o curso é fundamental para que os educadores de Educação infantil se atualizem dentro de uma proposta onde a criança constrói o conhecimento através de atividades pedagógicas, sempre buscando substituir o espaço sem vida por uma escola onde o prazer deve permear no dia-a-dia da sala de aula em todas as unidades de
ensino infantil. Ela acrescentou ainda, que no início do próximo mês, a
Semed irá realizar um curso em que serão discutidos projetos sobre Educação Infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Intitulado “O espaço e o tempo didático em creches e pré-escolas por uma prática de respeito aos direitos da criança”, o curso é ministrado pela professora da Universidade Federal de Sergipe e doutoranda da
Universidade Fluminense, Maria Cristina Martins, e tem o objetivo de
refletir com os professores de Educação Infantil sobre o ambiente pedagógico de creches como aspecto importante na construção de práticas que atendam ao direito da criança de ter uma escola de qualidade.
Segundo Maria Cristina, o curso oferece aos educadores a reflexão teórica e a prática dos conhecimentos e assuntos discutidos durante as aulas. “O curso se divide em duas etapas: o debate, onde os professores discutem diversas questões relacionadas à sala de aula e ao seu comportamento diante da criança, e a prática na qual as oficinas dão o suporte para que estes profissionais vivenciem os novos conhecimentos”, afirmou.
A professora Isabel Moraes observou que a sua participação no curso de atualização é válida, pois está adquirindo novos conceitos que serão inseridos na sua sala de aula. “Estamos aprendendo como oferecer às crianças melhor desenvolvimento pedagógico através do espaço físico da sala. Antes trabalhávamos de forma tradicional, agora nos baseando na teoria do construtivismo faremos uma análise de como distribuir as carteiras e os materiais escolares para que os alunos tenham autonomia durante as atividades”, disse.
Conforme a professora Maria Goretti Moraes Souza algumas dúvidas foram esclarecidas durante o curso. “Concluímos que devemos disponibilizar todo o material pedagógico com o objetivo de despertar na criança o prazer de aprender. Dessa forma, ela terá mais liberdade e conseqüentemente interesse nos trabalhos na sala de aula”, ressaltou.
De acordo com a coordenadora do curso, Rosa Cristina Ettinger, o curso é fundamental para que os educadores de Educação infantil se atualizem dentro de uma proposta onde a criança constrói o conhecimento através de atividades pedagógicas, sempre buscando substituir o espaço sem vida por uma escola onde o prazer deve permear no dia-a-dia da sala de aula em todas as unidades de
ensino infantil. Ela acrescentou ainda, que no início do próximo mês, a
Semed irá realizar um curso em que serão discutidos projetos sobre Educação Infantil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]