Professores convocados começam a se apresentar na SEED
Os 250 professores aprovados no concurso público e convocados pelo Governo de Sergipe no último dia 3 de janeiro começaram a se apresentar nesta segunda-feira, 7, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Eles vão iniciar o trabalho ainda este ano, nas escolas da rede pública estadual. O concurso para o magistério tem validade até o dia 31 de março de 2008.
Os professores terão dez dias para apresentarem os documentos necessários na sede da Secretaria, que fica localizada à rua Gutemberg Chagas, 169, bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. O horário de atendimento é das 7h às 13h. De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), professor Jorge Costa Júnior, a listagem dos documentos necessários para a nomeação foi enviada às residências dos educadores, para facilitar e agilizar o processo no momento da apresentação.
Documentos
Os novos convocados devem comparecer munidos de cópia do documento de identidade acompanhada do original, cópia do título de eleitor acompanhado do original e comprovante de votação, cópia de certificado de reservista (candidatos do sexo masculino), autenticado em cartório, cópia e original do diploma do curso correspondente ao cargo pretendido e legalmente expedido pela respectiva instituição de ensino.
Também devem providenciar exame parasitológico de fezes, hemograma completo, sumário de urina, glicemia, VDRL, eletrocardiograma, raio X do tórax e avaliação otorrinolaringológica, com exame audiométrico e laringoscopia.
Vagas
Em um ano, o Governo de Sergipe convocou 437 professores aprovados em concurso. A primeira convocação foi em junho do ano passado, quando foram chamados 187 profissionais. Desse total, apenas 109 assumiram o cargo.
O secretario de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, informou que está em tramitação um projeto que vai criar uma gratificação de interiorização para os professores que assumirem vagas no interior do Estado. No caso de municípios com deficiência no transporte, a SEED vai disponibilizar veículos para levar os professores para as escolas. "Para o início do ano letivo estes problemas estarão resolvidos", disse Lima.
O secretário ressaltou ainda que nas áreas de Matemática, Física, Química e Inglês não existem concursados para convocação. "Já estamos concluindo um levantamento para verificar a necessidade desses profissionais na rede estadual e formalizar um novo concurso. O objetivo principal é reduzir cada vez mais o número de pessoal com contrato temporário", conclui José Fernandes de Lima.
Redução
Segundo Jorge Costa Júnior, o número de pessoal com contrato temporário na SEED teve uma redução de 25% em 2007. Ele informou que este número cairá ainda mais quando os três mil concursados para serviços básicos, merendeiras, vigilantes e motoristas, aprovados em concurso realizado no ano passado, assumirem suas funções.
Outra providência tomada pela SEED foi incluir no Programa de Qualificação dos Docentes (PQD) os pedagogos da rede estadual que manifestaram interesse nos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química, Inglês e Espanhol, totalizando 641 vagas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]