[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação foi pequeno para o número de professores que compareceu à abertura do XIV Encontro Estadual de Educação Física, na manhã desta terça-feira, 16. Realizado pela Secretária de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação Física, o encontro ocorrerá no período de 16 a 25 de abril, oferecendo palestras, cursos e oficinas aos participantes. O evento tem como tema central Educação Física na Escola: Repensando a prática educacional.
 
A professora e diretora do Departamento de Educação Física da Seed, Maria Auxiliadora Pires, abriu oficialmente o XIV Encontro Estadual de Educação Física. “Esse encontro é um evento grandioso promovido pelo Governo de Sergipe, que desde 2007 vem manifestando a preocupação constante com a qualificação dos professores dessa área e ampliando a participação assim como a dos acadêmicos, em diversos cursos, palestras e eventos esportivos, dentro e fora do estado”, declarou a professora.
 
Auxiliadora Pires ressaltou ainda  que essa edição do Encontro Estadual de Educação Física teve um número recorde de participantes com mais de 270 inscritos, superando a meta esperada, que era de 250. “Esse quantitativo confirma o interesse e a credibilidade do evento que contribui  para a aquisição de novos conhecimentos e socialização de vivências de cada participante que interage no seu campo de atuação”, frisou a professora Auxiliadora.
 
Após a abertura oficial do evento, os professores participaram da Oficina da Voz, comandada pela fonoaudióloga, Neuza Sales e em seguida assistiram à palestra Aulas de educação Física: Reflexões sobre a questão do gênero e religiosidade, ministrada pela professora Maria Aparecida Couto.
 
Os trabalhos da manhã encerraram com a palestra intitulada Portaria 2.910/13: Uma breve análise sobre as novas diretrizes para a educação física na rede pública estadual de ensino, ministrada pela professora Ana Lúcia Muffareg.  A partir das 14h as atividades recomeçam com ginástica laboral, em seguida a palestra Educação Física e Processo de Inclusão: Reflexões sobre a prática docente, e logo após acontecerá o lançamento dos XXX Jogos da Primavera.
 
O professor e representante do  Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, Emerson Pardono, ficou feliz com o interesse dos profissionais pelo evento. “A UFS apoia integralmente iniciativas como estas da Seed, pois acreditamos na formação continuada e nas atualizações acerca das novas diretrizes para os professores. É um evento muito importante que deve perpetuar ao longo do tempo e ter sempre o apoio e parceria de diversos órgãos institucionais”, declarou Pardono.
 
Os professores inscritos no encontro também demonstraram sua aprovação pela iniciativa da Seed em promover o evento. “Eu acho muito importante, pois além de participarmos dos cursos e palestras, podemos trocar boas experiências com os colegas. Quem sai ganhando com isso são os professores, alunos, a escola e a educação como um todo”, disse a professora Acácia Teles, que leciona educação física no Colégio Estadual Governador Valadares.
 
Já para Gustavo Lima, recém-formado em educação física, foi uma oportunidade de interagir com professores mais experientes. “Estou gostando muito, pois vamos ter aulas teóricas e práticas que irão aprimorar  o que aprendemos na universidade. Acho que essa ação da Seed valoriza o professor de educação física,  possibilitando a interação dos acadêmicos com  profissionais que já estão na ativa. Isso nos dá mais segurança e subsídios para o exercício da nossa profissão”, salientou Gustavo.
 
 
Cronograma dos cursos e oficinas

 
17 a 20 de abril:
 
Das 8h às 12h – Curso 1: O Esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental do 6º ao 9º ano  
 
Das 8h às 12h – Curso 2: Esportes coletivos: perspectivas para o desenvolvimento de projetos de basquete 3×3, voleibol, voleibol sentado e handebol.
 
 22 a 25 de abril
 
Das 8h às 12h – Curso 3: Educação Física e o ENEM – perspectivas de conteúdos para o ensino médio
 
Das 8h às 12h – Curso 4: Esportes Individuais: perspectivas para o desenvolvimento de projetos de ciclismo, luta olímpica, badminton e natação.
 
 As aulas teóricas dos cursos acontecerão no Centro de Qualificação de Pessoal (CQP), situado na rua Dom José Thomás, 715. As vivências dos cursos 2 e 4 ocorrerão na quadra do centro de esportes do antigo Colégio Brasília. Já as vivências dos cursos 1 e 3 ocorrerão na quadra Geraldo Oliveira, localizada no Batistão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.