Professores apresentam seus projetos durante seminário para avaliação de curso de matemática científica
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nesta sexta-feira, 21, um seminário para avaliação do curso de extensão em matemática científica. O evento ocorreu das 8h às 18h, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, e reuniu mais de 200 professores, que tiveram a oportunidade de apresentar portfólios, memoriais e socialização de experiências. O curso de matemática científica é fruto de uma parceria entre a Seed e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
A professora Nádia Magalhães Freitas, da UFPA, é a coordenadora geral do curso. Ela aprovou todos os projetos apresentados pelos professores cursistas dos polos sergipanos. “Esse seminário oportunizou tanto aos coordenadores quanto aos cursistas conhecer experiências bem sucedidas desenvolvidas em sala de aula. Pudemos perceber que as novas metodologias aplicadas ao ensino da matemática tornam a disciplina mais interessante, estimulando o aluno a participar ativamente das atividades em sala de aula”, disse a professora.
Essa também foi a opinião da professora Veleida Anahí da Silva, coordenadora local do curso pela Universidade Federal de Sergipe. “O curso foi bem aceito pelos professores, que fizeram uma reflexão sobre sua prática em sala de aula, proporcionando um novo olhar sobre o ensino das disciplinas ciências e matemática nas escolas de educação básica”, declarou.
Novas tendências
A professora Lucileide Simões, de Canindé do São Francisco, é um exemplo disso. Ela disse que aprendeu muito com a capacitação. “Acrescentou muito para mim enquanto educadora. Conheci as novas tendências metodológicas para o ensino da matemática e estou levando todo esse aprendizado para sala de aula. Os alunos estão mais interessados nas aulas”, garantiu Lucileide.
Já o professor Eduardo Santos, de Nossa Senhora da Glória, revelou que, com subsídios adquiridos no curso, criou uma gincana de matemática articulada a ações sociais. “Essa formação é uma ferramenta a mais para o professor, que, com criatividade, desenvolve atividades lúdicas que trazem benefícios a toda a comunidade escolar e ainda fazem com que o aluno aprenda se divertindo”, disse o professor.
Resultado satisfatório
Por isso, Laceni dos Santos, professora formadora do curso de matemática cientifica, ficou satisfeita com o resultado da formação. Ela afirmou que os professores demonstraram muito interesse em aprender e criar projetos para tornar o ensino da matemática mais atrativo. “As novas tendências para o ensino da matemática incluem a história da disciplina, ao longo do tempo como também sua aplicação nas ações cotidianas e o trabalhos com jogos interativos. Isso motiva o aluno e tornar o estudo da disciplina mais prazeroso e acessível a todos”, explicou a professora.
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- Professores apresentam seus projetos durante seminário para avaliação de curso de matemática científica – Fotos: Wandycler Júnior/Seed