Professora da UFS discute relação Matemática e cotidiano
Ivanete Batista falou da Matemática, uma área dos estudos da Educação que busca trazer o universo dos números para perto do dia-a-dia do aluno. Segundo ela, a Educação Matemática já chegou até as salas de aula através dos novos livros didáticos. Essa área do conhecimento apresenta seis linhas de pesquisa: resolução de problemas, etnomatemática, história da matemática, modelagem, uso dos computadores e jogos matemáticos.
Ela explicou aos integrantes da palestra que a resolução de problemas propõe ao aluno a aplicação de fórmulas a situações do cotidiano; a etnomatemática estuda as formas específicas de pensar matematicamente em algumas comunidades, como entre os indígenas; já a história da matemática aborda práticas pedagógicas situadas em contextos histórico-sociais; a modelagem se utiliza de modelos existentes na sociedade, como um boleto bancário, para aplicar conceitos matemáticos. Os jogos tratam do caráter lúdico e, finalmente, o uso dos computadores propõe a utilização de novas tecnologias como ferramentas para melhorias na relação ensino e aprendizado.
Resultados
Em plena aula, os alunos da Escola Muncipal Tancredo Neves foram à feira comparar os preços dos produtos. A sugestão foi dada pelo professor Valternilson de Oliveira. “A palestra da professora foi fundamental para mim, pois ensino há muitos anos e preciso saber sobre o que há de novo no ensino da matemática”, declarou.
“Convidamos professores da universidade a pedido dos educadores da rede municipal. O objetivo é nos mantermos atualizados sobre novas práticas pedagógicas, e sabemos que a academia é um referencial, lembrando que a professora Ivanete Batista, que ministrou a palestra, foi educadora da rede municipal até três meses atrás e conhece a nossa realidade”, comentou Wilma Fernandes Rocha, professora da EMEF Freitas Brandão e articuladora das ´Horas de Estudo´ de Matemática.
Wilma Fernandes Rocha afirma ainda que as novas práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da rede municipal têm surtido efeito. Ela ressaltou que sua aluna, Paloma Nazaré, conseguiu medalha de bronze em âmbito estadual na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OMEB) do ano passado. “Os alunos já estão concorrendo na OMEB de 2006, que terá segunda fase no dia 18 de novembro”, informou a educadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Professora da UFS discute relação Matemática e cotidiano – Fotos: Walter Martins