[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Adquirir a produção da agricultura familiar, incluindo os assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e distribuir para a merenda escolar da rede estadual e dos municípios. Esta foi uma das propostas feitas pelo secretário da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Paulo Viana, durante encontro com a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para Sergipe e Bahia, Rose Ponde. Viana propôs, também, a mediação da Conab na aquisição de sementes selecionadas a serem distribuídas entre pequenos agricultores sergipanos, incluindo os da agricultura familiar e da reforma agrária.

Segundo Paulo Viana, essas providências são importantes para aproveitar a produção do Estado, inserindo a merenda escolar no processo da cadeia produtiva, como um estímulo na absorção da produção. Sobre a integração da Conab na aquisição de sementes, Paulo Viana destacou a redução no tempo do processo de compra, o que facilitará a disponibilização do insumo para pequenos agricultores.

A superintendente da Conab, Rose Pondé, acrescentou que serão adquiridos produtos como polpa de frutas, mel, leite e verduras, priorizando o que for produzido pelos agricultores familiares e pelos assentados da reforma agrária. Ela assegurou que, alem da aquisição da produção, fará a doação às escolas. O que for adquirido será feito pelo valor de referência e não pelo valor do preço mínimo.

Sobre a aquisição de sementes para distribuição entre pequenos agricultores, Rose Ponde confirmou que o Estado de Sergipe pode contar com esse suporte e que o tempo de aquisição e de entrega aos produtores será reduzido.

Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Eleonora Cerqueira, representando o secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, e o nutricionista do Departamento, Adriano Cavalcanti, além do chefe da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Carlos França, e do procurador autárquico Luiz Brito.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.