[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ao abrir a solenidade de lançamento do Censo Educacional e Social do bairro Palestina, na manhã desta quarta-feira, 19, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, destacou a importância da parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e disse que esta parceria tem promovido avanços na educação sergipana.

O Censo Educacional e Social é uma ação do MPE e da Seed que tem por finalidade identificar as crianças e adolescentes que estão fora da escola, aqueles que não possuem registro de nascimento e que necessitam de educação especial. Há 13 anos que o censo vem ocorrendo em todo o estado de Sergipe.

Uma novidade desta edição foi a presença de procuradores gerais do Brasil que foram conhecer de perto o Censo. Os procuradores estão em Aracaju para participar de um fórum em que estão debatendo as ações e prerrogativas do MP.

A solenidade ocorreu na Escola Estadual 24 de Outubro, exatamente uma das 79 unidades da rede estadual reformadas pelo Governo de Sergipe nos últimos seis anos. “É com muita satisfação que vejo essa parceria com o Ministério Público. O Censo Educacional é um bom exemplo disso e tem demonstrado grande eficácia. Todos os dados coletados através do censo são debatidos com o intuito de solucionarmos problemas e garantir o direito à educação a todos”, destacou o secretário.

O secretário frisou ainda que nos seis últimos anos foram investidos mais de R$ 90 milhões em reformas e ampliação de escolas. “Uma forma de combater a evasão é oferecer prédios novos e seguros aos alunos e com boas condições de trabalho para os professores”, acentuou.

Cidadãos conscientes

Belivaldo Chagas disse que o Governo de Sergipe vem promovendo uma série de investimentos na área da educação, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade. “Realizamos concurso para professor, estamos reformando nossas escolas, investimos em transporte escolar, além de toda a parte pedagógica que vem recebendo um tratamento especial por parte de nossos técnicos. Queremos transformar nossa realidade através da educação, formando cidadãos conscientes e participativos”, afirmou Belivado Chagas.

Parceria

O procurador geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira, também citou a importância do censo e da parceira entre MPE e Seed.  “O Ministério Público agradece e reconhece o empenho que o secretário Belivaldo Chagas demonstra para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em Sergipe. Também reconhecemos todo o apoio para a realização do Censo Educacional, que ocorre tanto em Aracaju quanto no interior do estado”, acentuou.

De acordo com Orlando Rochadel, o censo é imprescindível para identificar alunos que estão fora da escola e promover a inclusão desses alunos. “Essa ação já é uma referência nacional e, por isso, temos hoje a presença de procuradores gerais do Brasil que vieram conhecer de perto o Censo Educacional”, disse Rochadel.

Referência Nacional

Os procuradores gerais do Brasil, presentes durante o lançamento do Censo Educacional, gostaram muito do que viram, a exemplo de Vera Nilva Rocha, procuradora do Estado do Tocantins. “É uma ação excelente que o Governo de Sergipe está fazendo, pois é somente através da educação que formamos cidadãos. Resgatar essas crianças e garantir a elas o direito à educação é um ato nobre que deve ser copiado em todo o país. Sergipe está de parabéns”, disse a procuradora.

Essa também foi a opinião de Jorge de Mendonça Rocha, subprocurador geral do Pará. “Minha viagem até aqui já valeu a pena com tudo isso que vi. Confesso que estou maravilhado e surpreendido com o que foi apresentado. No Pará realizamos também um censo, mas não com essa dimensão. O que vi aqui é um exemplo para o Brasil”, disse Jorge Mendonça.

Metodologia

A Escola Estadual 24 de Outubro serviu como ponto de partida para o início dos trabalhos dos recenseadores. Para a execução da pesquisa, o censo se baseou na metodologia fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de mapas, e utilizou o trabalho de agentes de saúde da comunidade, os quais  coordenaram a equipe de entrevistadores composta por alunos de colégios estaduais da comunidade.

O Censo Educacional no bairro Palestina abrangeu sete setores e sete microáreas urbanas. Foram visitadas 1.495 famílias e os entrevistadores foram 170 alunos da Escola Estadual 24 de Outubro e do Colégio Governador Valadares.

Pau Brasil

Após a solenidade de abertura do Censo Educacional foram plantadas mudas de pau-brasil no canteiro da escola. A procuradora do estado do Tocantins, Vera Rocha, iniciou o plantio das mudas. “Preservar o meio ambiente é também um gesto de cidadania. Fiquei com uma ótima impressão do estado de Sergipe”, disse a procuradora.

Homenagem

A equipe do Censo Educacional e Social fez uma homenagem ao secretário Belivaldo Chagas, ao colocar o nome do pai dele, Arivaldo Chagas Silva, no auditório da Escola Estadual 24 de Outubro.

A coordenadora do Censo, Selma Siqueira, destacou o ser humano especial que era seu Arivaldo Chagas e os trabalhos relevantes que ele prestou à comunidade de Simão Dias.
Ela destacou ainda que a solenidade desta quarta-feira reforça a continuidade de uma ação que já dura 13 anos. “O Censo também faz o jovem perceber a importância do voluntariado e reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação em oportunizar a todos o acesso à escola e o direito à educação”, enfatizou.

Presenças

Estiveram presentes à solenidade de lançamento do Censo Educacional e Social o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Adinelson da Silva; o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes; a coordenadora do Ministério Público Estadual, Cristina Brandi; a secretária municipal de Saúde, Gorete Reis; o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, além de promotores de Justiça e educadores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.