[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde desta segunda-feira, 7, a Coordenadoria Estadual de Direitos e Defesa do Consumidor ( Procon), órgão ligado à Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) realizou uma blitz educativa e informativa. A direção do órgão optou em iniciar a série de supervisões na semana que antecede o Dia das Mães, segunda data em número de vendas para o comércio local, só perdendo para o Natal. Ao todo foram visitados 25 estabelecimentos comerciais e a principal irregularidade encontrada foi a falta de clareza no preço das mercadorias.

A equipe do Procon percorreu lojas de departamentos, lanchonetes, livrarias, sapatarias, supermercados e restaurantes. Uma das principais orientações foi relacionada à forma correta de ser colocado o preço dos produtos, seguindo o decreto federal 5.903/2006. Segundo a lei, o preço deve ser exposto com fixação direta ou impressa na embalagem, em código da barras mediante a presença do leitor óptico ou por código referencial.

De acordo com a coordenadora fiscalização e controle do Procon, Rosana Moura, o ideal é que seja ofertada a maior quantidade de informações possível aos consumidores sobre os produtos e que isto inclua formas de pagamentos, preço à vista ou a prazo, número de parcelas e o valor total a ser pago com financiamento. A finalidade é a empresa não deixar nenhum tipo de dúvida para o consumidor poder optar pela forma de pagamento.

Mudança

O Procon aproveitou a blitz para informar aos comerciantes sobre a retirada dos números de telefones do órgão que estão disponibilizados nos balcões ou caixas, uma vez que ainda constava o número da antiga Sunab, extinta há quase 10 anos. Foi solicitado aos comerciantes que eles fizessem a substituição pelo atual número do atendimento do Procon, que é 3211-5216.

A blitz vai continuar durante toda a semana. Para esta terça-feira, a previsão é que ela ocorra no Shopping Jardins.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.