[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) ficou lotado na manhã desta quarta-feira, dia 20, durante a ‘Conversa com o Escritor’, uma edição especial do projeto Rodas de Leitura, que contou com a presença da escritora Maria Lúcia Dal Farra. Na ocasião, o público teve a oportunidade de dialogar com a premiada autora, que em 2012 foi a vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor livro de poesia.

Para Maria Lúcia, participar de um momento de conversa com o público significa muito para qualquer escritor. “Esse momento de diálogo com o público é a coisa mais viva possível em termos de literatura, pois coloca o autor diante do seu público e é possível fazer uma interlocução direta para conseguir saber o que o leitor pensa em relação à obra. Acho essa iniciativa extraordinária”, afirma.

Essa edição especial do Rodas de Leitura marcou o inicio das atividades do projeto em 2013, quando completa cinco anos de atuação. Duas vezes por mês, as Rodas reúnem amantes de literatura para discutirem textos de diversos autores. A professora Juliana Lira é uma participante assídua dos encontros, que, para ela, são momentos de terapia.

“Essa é uma iniciativa maravilhosa para a gente sentar e discutir literatura. Todos que participam têm esse momento como uma terapia. É muito prazeroso. Também é uma forma de conhecermos novos autores”, enfatiza a professora, que também vê as Rodas de Leituras como uma excelente oportunidade para os estudantes. “A partir de momentos como esse eles passam a entender que a literatura não é nenhum bicho de sete cabeças”, acrescenta Juliana.

Sonia Carvalho, diretora da BPED e coordenadora do Proler, ressalta que um dos principais objetivos das Rodas é exatamente esse: despertar esse sentimento de prazer em relação à leitura. “O objetivo principal das Rodas é ler um texto em toda a totalidade para extrair dali toda a sua essência e para incentivar o gosto pela leitura”, afirma a diretora da Epifânio Dória.

Segundo Roseneide Santana, coordenadora das Rodas, em 2013 o projeto deve avançar para o interior do estado. “Durante esses cinco anos, o projeto tem tido uma receptividade muito boa. Em algumas edições nós tivemos a participação de mais de 100 pessoas, o que para nós é muito gratificante. Por isso, a ideia de levar a Roda para outros espaços”, destaca.

Ela completa que as Rodas de Leitura promovidas na BPED também servem de exemplo para que venham a surgir outros projetos de incentivo à leitura no estado. “Esse trabalho também tem como objetivo formar multiplicadores. A ideia é que o participante, que na maioria dos casos são escritores ou educadores, possa desenvolver projetos semelhantes em outros lugares”, explica Roseneide.

Gizelda Moraes também ressalta a importância das Rodas de Leitura no sentido de divulgar e estimular a produção literária local. “Aqueles que aqui vivem e aqui produzem suas obras geralmente não são amplamente conhecidos. Trazer as obras desses escritores para serem lidas e discutidas na Roda é uma contribuição que damos para ampliar a divulgação da literatura produzida aqui, no estado”, enfatiza Gizelda, que foi a idealizadora da Roda de Leitura dedicada à literatura sergipana, que acontece na terceira terça-feira do mês.

Rodas

As Rodas de Leitura são realizadas desde 2008, continuamente, pelo Comitê Sergipano do Proler, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Os encontros são sempre abertos ao público em geral e tem por objetivo incentivar a leitura e difundir os trabalhos de autores contemporâneos e de obras da literatura sergipana. Os debates acontecem durante todo o ano, todas as primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, sempre às 9h. A entrada é gratuita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.