[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou a 144ª reunião ordinária e a primeira do ano de 2012, na manhã desta terça-feira, 24, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES).  Para realização da reunião foram pautados, previamente, cinco assuntos que nortearam o encontro dos conselheiros: eleição da mesa diretora, eleição da coordenação Estadual de Plenária, Ações Estadual de Combate à Anemia Falciforme, Política Nacional de Combate ao Crack e situação salarial dos médicos no Estado de Sergipe.

Eleição da mesa diretora

Os segmentos dos usuários e prestadores de serviços assumiram a mesa diretora do CES em parceria com presidente do Conselho e secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães. Dois conselheiros representantes do segmento usuários assumiram a primeira e segunda secretarias da mesa diretora do CES. Para a primeira secretaria foi eleito o conselheiro Salathiel de Oliveira Silveira, representante do Movimento Trabalhando para a Juventude. Já a segunda secretaria ficou com Rosineide Silva Santos, representante da Sociedade em Defesa dos Moradores da Invasão e Palafitas da Coroa do Meio (Somoripac).

O conselheiro Marco Luiz Macedo de Santana, que representa o segmento dos trabalhadores, através do Conselho Regional de Odontologia, foi eleito para vice-presidente da entidade representante do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.

Coordenação Estadual de Plenária

O coordenador de plenária e seu suplente são eleitos para exercer a função de fazer interlocuções entre o CES, Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Conselhos Municipais de Saúde tomando conhecimento da rotina dos conselhos, levantando possíveis problemas que estejam tendo para que possam cumprir o papel para o qual se propuseram.  A função do Coordenador de Plenária não é uma atribuição legal, porém é uma recomendação do Ministério da Saúde. Apesar de representante do CES, o coordenador não possui autoridade legal.

Para exercer o papel de coordenação foi eleito o conselheiro do segmento dos usuários que representa a Confederação Nacional das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias do Brasil, Eduardo Ramos, e para suplente o representante do Sindicato dos Médicos, Heitor Andrade. “Exerço essa função, independente do Conselho Estadual de Saúde, porque o movimento social está no meu sangue e agora tenho o respaldo dos outros conselheiros para cumprir esse papel”, declarou Ramos.

O suplente da coordenação de plenária também reafirmou seu compromisso com a função para a qual foi eleito.  “Quero estar ao lado de Eduardo nessa representatividade e me coloco à disposição para ajudá-lo nesta tarefa e, na ausência do coordenador assumir todo o trabalho”, disse Heitor Andrade.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Antonio Carlos Guimarães, é importante que o coordenador faça um trabalho sempre ativo. “O mandato do coordenador de plenária tem de ter uma agenda de compromissos efetiva de visita aos municípios e prestar contas daquilo que foi fazer nas viagens tanto para o interior do Estado, quanto para as visitas ao Conselho Nacional de Saúde. Ele também deve exercer sua função independente do segmento que representa, pois o objetivo é ajudar que os conselhos cumpram o objetivo de ajudar na melhoria da saúde pública”, disse Guimarães.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.