Primeira-dama participa de conferência do PDTP em Brejo Grande
A primeira-dama de Sergipe, Eliane Aquino, participou nesta quarta-feira, 20, da Conferência Municipal do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) em Brejo Grande, no território do Baixo São Francisco. Segundo Eliane, ela quis participar das conferências, principalmente em Brejo Grande, um dos municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do Estado. A cidade vai funcionar como piloto para a implantação de políticas públicas prioritárias em Sergipe.
Ao todo, 206 pessoas participaram da conferência. "É a partir das demandas que vocês colocarem aqui que o novo governo vai traçar o plano para reconstruir o nosso Estado", disse a primeira-dama, ressaltando que a participação dos cidadãos nas decisões políticas sobre investimentos é fundamental.
Ao longo da conferência, Eliane Aquino visitou cada um dos dez grupos temáticos em que os participantes se dividiram e reforçou aos integrantes que eles representam todos os cidadãos do município e que devem decidir por projetos prioritários que beneficiem o maior número de pessoas possível. "Este momento é histórico, pois nunca antes um governo abriu um canal tão democrático para que vocês expressem seus desejos e necessidades", disse a primeira-dama.
O prefeito Carlos Augusto Ferreira ressaltou a importância de a primeira-dama estar presente em Brejo Grande. "Isto demonstra que o Governo do Estado está assumindo um grande compromisso com o desenvolvimento do nosso município, que tem demandas muito urgentes, e com o desenvolvimento de todo Sergipe", declarou.
Os secretários de Estado da Inclusão Social, Ana Lucia Menezes, e do Trabalho, Renato Brandão, além do adjunto do Planejamento, Guilherme Rebouças, e do presidente da Emprese Sergipana de Desenvolvimento Sustentável (Pronese), José Sobral, também estiveram presentes em Brejo Grande.
Projetos
Durante a conferência, a primeira-dama anunciou a realização de um projeto do Governo do Estado para inclusão social no dia 7 de julho, em Brejo Grande. Durante todo o dia, o Governo, através da Secretaria da Segurança Pública e outros órgãos, atuará na cidade, emitindo certidões de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho e registro profissional de artesãos para a população da cidade.
Na oportunidade, o Governo do Estado promoverá, também, um fórum de protagonismo juvenil, no qual os jovens de Brejo Grande terão a chance de discutir seus problemas e potencialidades. O encontro acontecerá na escola Luiz Garcia.
Conferências
Nesta quarta-feira, aconteceram conferências também em cinco outros municípios do Baixo São Francisco, Muribeca, Japoatã, Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Pacatuba, além de Divina Pastora, no Leste Sergipano.
Nesta quinta-feira, 21, as conferências ocorrem nas demais cidades do Baixo São Francisco – Canhoba, Amparo do São Francisco, Telha, Cedro de São João, Propriá, Malhada dos Bois e São Francisco. As últimas plenárias acontecem nos municípios da Grande Aracaju, nos dias 3, 20 e 21 de julho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Primeiradama participa de conferência do PDTP em Brejo Grande – Foto: Ascom/Seplan