[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O evento foi extremamente produtivo porque nós discutimos e trouxemos soluções para os problemas relacionados à tecnologia de equipamentos gráficos, além de implicações em termos de legislação que vão viabilizar a modernização dos Diários Oficiais”. Estas são as considerações do diretor-presidente da Segrase, Jorge Carvalho, secretário geral da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), ao participar do 4º Fórum da Rede de Boletins Oficiais da América (Redboa), realizado na última semana na Cidade do México.

Em sua avaliação, Jorge Carvalho define que a sua participação no evento na condição de secretário geral da Abio foi de grande importância porque teve a oportunidade de  se reunir com  representantes de empresas que publicam os Diários Oficiais não só do Brasil, mas de outros países como Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile, Guatemala, tendo em vista que todos estão envolvidos no processo de modernização dos Diários Oficiais, acompanhando uma tendência da mídia no mundo inteiro, que é a substituição do suporte papel pelos suportes digitais e virtuais na publicação desse tipo de periódicos e com todas as implicações que advém.

“Sabemos que diferentes dos Diários Oficiais, no caso dos demais jornais em circulação, a questão não é só divulgar o suporte, mas ter ferramentas que garantam a esse novo suporte a confiabilidade, uma vez que os diários são responsáveis pela publicação e validação dos atos produzidos pelo governo e também porque representam a perenização desses atos”, explica Jorge Carvalho.

No decorrer do fórum foram apresentados estudos que abordaram a validade das publicações, o armazenamento das informações publicadas, o uso da certificação digital para garantir a validade das publicações dos Diários Oficiais, o mercado de vendas, dentre outros assuntos. Na ocasião, o representante da Imprensa Oficial de Sergipe, expôs os processos que a Segrase está implementando e o diálogo que vem estabelecendo com outras empresas da área parceiras, para poder atuar nessa direção.

“Temos dialogado tecnicamente com a Imprensa Oficial de São Paulo, da Bahia, do Mato Grosso, do Rio de Janeiro e também o Diário da União. O Brasil e o Chile são os países que estão mais avançados nesse processo de modernização, e os demais estão buscando aprender com as experiências. Nesse sentido, nos abrimos a colaborar com esses outros países da América.

O próximo Fórum da Rede de Boletins Oficiais da América acontecerá em 2012, em Montevidéu, no Uruguai.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.